sexta-feira, junho 08, 2007

Editorial de Junho

Por Pe Eduardo Gonçalves

Pentecostes

Em todos os tempos da História, quando a lemos com atenção, verificamos que sempre foi difícil dar o lugar ao Espírito. É muito mais cómodo e "rentável" viver de acordo com as exigências puramente materiais. Jesus Cristo chamava a atenção aos discípulos quando os alertava para esta realidade: "o Espírito está pronto mas a carne é fraca”. Se esta afirmação é verídica (quem de nós ousa duvidar da sua verdade), nos dias em que nos é dado viver, esta verdade é ainda mais autêntica e quase palpável.
Nós adultos, por vezes, caímos na tentação de chamar aos mais novos, os tempos em que vivemos quando tínhamos a sua idade: contentávamo-nos com uma sardinha a dividir por três, a escola era só para alguns privilegiados, vida cómoda era o que não existia. Lembro-me da resposta que já há alguns anos um aluno me dava: parece que vocês adultos têm inveja do que nós temos, estão sempre a tocar a mesma música". Penso que há um fundo de razão nesta frase. Não temos tanto que nos preocupar como foi o passado, mas como deve ser o presente a fim de preparar o futuro.
O lugar do Espírito Santo na própria Igreja é muitas vezes esquecido, abafado pelas preocupações materiais. Em relação aos filhos, os pais deveriam ter mais cuidado com as realidades espirituais, mesmo falando em termos apenas humanos. Preocupam-se os pais em que nada falte aos filhos, e muitas vezes, o essencial fica esquecido.
Quando o Apóstolo São Paulo chegou à cidade de Éfeso, uma comunidade dinâmica e apostólica, perguntou aos chefes dessa Igreja se já tinham recebido o Espírito Santo. A esta tão simples pergunta imagino qual a reacção do Apóstolo quando ouviu a resposta dada: "mas nós nem sequer sabemos o que é o Espírito Santo". E se a pergunta fosse feita hoje nas nossas comunidades?
O nosso tempo é marcado por grandes contrastes; se é verdade que há um número cada vez maior e mais consciente de cristãos e mesmo não cristãos do lugar fundamental, no equilíbrio emocional e existencial do homem, que a dimensão espiritual nos trás, também é verdade que este número é cada vez mais pequeno. A grande maioria dos homens, mesmos os bem-intencionados, quando procuram resolver os problemas cada vez mais prementes da fome, da guerra, das divisões que afastam os homens uns dos outros, raramente encontram a solução que tenha êxito, a razão só pode ser uma: os homens procuram a solução onde ela não está seja no materialismo, seja na força das armas: as guerras nunca deram pão nem saúde, nem bem-estar. Falta-lhes o Espírito, o dom de Deus, o abraço fraterno, numa palavra: o Amor. Todos concordamos que uma pobre e humilde mulher do nosso tempo matou a fome e trouxe a esperança e o bem-estar aos pobres, aos doentes, aos abandonados, do que todos os tratados solenemente assinados, para no dia seguinte serem esquecidos.
Porque vivia do Espírito Santo, a Madre Teresa de Calcutá, é dela que falo, resolveu mais problemas, mesmo materiais, do que os grandes da Terra. A verdadeira grandeza do Homem está em deixar-se conduzir pelo Espírito de Deus.

COMUNIDADE

Vigília de Pentecostes

Este ano os jovens voltaram a dinamizar a Vigília de Pentecostes, felizmente, bem mais participada que no ano passado. Para além do testemunho dos jovens, que pode ler no Spot Juvenil, tivermos o testemunho de alguns adultos, que passamos a transcrever:

“ A Paula, à saída da Missa, pediu-me para dar um testemunho de como senti e vivi a Vigília de Pentecostes dos nossos jovens Paroquianos. Representou para mim um aprender, um conhecer e um receber Jesus na minha vida.
Senti a falta das nossas crianças mais novas, seria bom para elas viverem esta sensação extraordinária do Espírito Santo, como os nossos jovens se deixaram envolver por Ele.
Que a experiência destes jovens ajudem outros jovens a abrir o coração e aceitem Jesus como salvador e Rei universal.

Olívia Baptista Norberto

Apesar de não ser a primeira vigília, foi a primeira em que estive presente.
Esta vigília fez-me lembrar as reuniões de jovens em que participei há alguns anos.
Estão de parabéns todos os intervenientes, pela vigília e pela forma como conseguiram que todos os presentes participassem.
Parabéns.
Manuela Casimiro

Não posso deixar de fazer um comentário ao “nosso” grupo de jovens. Até porque, como fui eu que inicialmente os contactei para formarem este grupo, vejo-me no “direito” de os congratular a todos pela força e o dinamismo que têm tido. Claro que, isto tudo tem como base a disponibilidade da nossa querida Estela que, apesar de estar longe, se prontificou para os acompanhar.

Para além de se reunirem mensalmente, têm estado sempre activos na freguesia: foi no Sto. Antão com a ajuda preciosa que deram, foi na Quaresma com a representação e vivência da Paixão e agora no Pentecostes. Apesar do esforço acho que valeu bem a pena!
Esta última celebração que fizemos, a Vigília de Pentecostes, mostrou-nos bem a força do Espírito do Amor. Apesar de termos os ensaios, nessa altura nunca conseguimos ter nenhuma vivência, é apenas um ensaio e nada mais! É engraçado que até me divirto bastante com a força interior deles, sempre alegre e bem disposta e cheia de “disparates” divertidos, próprios dos jovens. Mas depois, chegámos ao dia “D”, e é aí que aproveitamos ao máximo. É essa vivência que nos enche a alma e nos compensa de tudo.
A Vigília tocou-me bastante. Acho que o Espírito Santo estava mesmo nos nossos corações, ou , pelo menos no meu, porque “vibrei” e emocionei-me muito com a celebração, tendo o seu auge quando demos todos as mãos cantando o “Pai Nosso”. Tenho a certeza que ali pairava o Espirito Santo, o Espírito do Amor! Por momentos, deu-me a sensação que o mundo poderia ser assim!...
Por este momento tão especial que me proporcionaram a mim e a quem o viveu tão intensamente como eu, quero agradecer a todos, mas de um modo particular aos jovens, ao nosso querido Padre Eduardo que bem se esforça e está sempre pronto para “tudo”, ao coro, em especial à Anabela, e à nossa Estela, que não esteve presente fisicamente na celebração, mas esteve lá.

Eu sei que não estamos na escola, nem no trabalho, mas apesar disso, apetece-me dizer aos jovens: Parabéns! Portaram-se lindamente!
Acho que toda a freguesia deverá estar orgulhosa com os nossos jovens porque mostram um futuro mais saudável, dinâmico e mais risonho.
Continuem assim, força!
Paula Rebelo





























Dia 10 de Junho
Visita do Sr. Cardeal Patriarca
Programa:



11h15m - Acolhimento de Sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca.
11h30m - Celebração solene da Santa Missa.
12h45m - Descerramento de uma lápide comemorativa do evento.
13h - Almoço para inscritos e autoridades convidadas.
14h30m - Inauguração da exposição de arte sacra na casa paroquial.
18h – Palestra pelo Meritíssimo Juiz Dr. Carlos Querido e apresentação do seu livro “Salir D’Outrora”.
19h30m - Porto de Honra.


Festejo de Santo António
No dia 13 de Junho, festeja-se o Dia de Santo António, o padroeiro da Paróquia de Salir de Matos. Sendo assim, no Domingo seguinte, dia 17, irá celebrar-se Missa de Festa na Igreja Paroquial, habitualmente às 11h30m, seguida de Procissão. Após os Festejos religiosos, será oferecida a já tradicional Sardinhada, para todos os Paroquianos, amigos e visitantes, este ano com música ambiente e, sempre, com muita boa disposição. Não falte!

cantinho da catequese

Primeira Comunhão

No dia 27 de Maio (Domingo), celebrou-se a 1ª comunhão. Foi uma grande alegria ter visto aquelas 24 crianças a entrar pela igreja numa fila em pares com uma flor na mão atrás do Sr. Padre, viu-se alegria e a felicidade estampado no rosto de cada um deles. Nós catequistas apesar de muitas
dificuldades e grandes sacrifícios, conseguimos que eles transmitissem o que aprenderam ao longo do ano. Para eles foi mais uma etapa da vida que
concretizaram. Esperamos que nunca se esqueçam deste dia.

As catequistas do 2ºvolume

Profissão de Fé

Neste ano de 2007, como é habitual, realizou-se a Primeira Comunhão e a Profissão de Fé.
Tive a oportunidade de acompanhar (juntamente com a Neuza) o 6º volume, o grupo que realizou a Profissão de Fé; e achei esta experiência bastante interessante, dado que, ao longo do ano, todos os catequizandos revelaram sempre alguma ansiedade para com este dia e foi gratificante chegar ao ‘tal’ momento e ver as suas reacções alegres e um pouco nervosas. No entanto os nervos são normais: um dia como este tem que ser sentido de uma forma diferente, e a ansiedade é uma forma de marcar o dia de cada um, para além do gesto em si.
Após o início da Celebração, tudo voltou ao normal, porque afinal, era vontade própria de cada um renova, perante a comunidade, as promessas que os pais e padrinhos fizeram por si no dia do baptismo.
Dado que chegaram a este ponto (6ºVolume), acho, e espero também, que a Profissão de Fé tenha sido mais um ponto de partida e que a sua caminhada na vida cristã nunca tenha fim.
Pedro Santos

Formação com Psicóloga
Este ano, todos os catequistas tiveram mais uma ajuda preciosa para melhorar os métodos de ensinamento da doutrina cristã.
No passado dia 12 de Maio, a Psicóloga Sandra Vilaça, deslocou-se até Salir de Matos e realizou uma formação para todos os catequistas e todos as pessoas que quiserem comparecer.
Um momento bastante enriquecedor, onde falámos da relação das crianças, os seus medos, o modo como encaram o mundo, a religião e sobretudo Deus.
Percebemos que o ser humano é algo perfeito e que, de modo algum, foi feito em série como nas fábricas, neste caso cada criança, é única e, por vezes, consegue ser mais complexa e mais problemática que um adulto apenas porque os “Grandes“ não conseguem perceber as suas mudanças.
A psicóloga tentou também explicar-nos qual o melhor método para chegar a crianças com um comportamento diferente, os mais traquinas e os mais calados e tímidos. Exploramos as diferentes capacidades cognitivas de cada classe etária, desde as crianças até aos jovens, e compreendemos que as crianças apenas podem acreditar em algo visível aos seus olhos, ao contrário dos pré-adolescentes, que adquirem essa capacidade.
Estas formação, foi realmente essencial para todos nós catequistas, e não só até seria importante para futuros pais, ou até mesmo pais em tempo presente, assim compreenderiam a evolução psicológica de uma criança até ser jovem e , posteriormente, adulto.
Esta Formação não podia ser feita sem a presença da Psicóloga Sandra Vilaça, ao qual todos nós agradecemos a sua disponibilidade, e os seus ensinamentos e conselhos, o nosso Obrigado.
Andreia Santos

Actividade Radical!
250 anos de Reconstrução...quem disse que a Igreja estava velha, e sem movimento? Este ano será diferente...
Para comemorar estes 250 anos da Igreja, nada melhor que viver algo radical e profundo.
Por isso no próximo dia 9 de Junho, as crianças da catequese viverão um dia repleto de desportos radicais, e de actividades divertidas.
Esta actividade será realizada junto ao campo da bola de Salir de Matos, às 9 horas junto ao largo da Igreja será o ponto de encontro, depois seguiremos para um dia repleto de animação e verdadeiramente radical; por isso pedimos às crianças que não se esqueçam de vir vestidos confortavelmente, e que tragam almoço para fazer um pic-nic.
Esperamos que este dia se torne um dia especial cheio de diversão e alegria.

Andreia Santos

CONTO DO MÊS

A Formiga

Todos os dias, a formiga chegava cedinho à oficina e desatava a trabalhar. Produzia e era feliz. O gerente, o leão, estranhou que a formiga trabalhasse sem supervisão. Se ela produzia tanto sem supervisão, melhor seria supervisionada? Contratou uma barata, que tinha muita experiência como supervisora e fazia belíssimos relatórios. A primeira preocupação da barata foi a de estabelecer um horário para entrada e saída da formiga. De seguida, a barata precisou de uma secretária para a ajudar a preparar os relatórios e contratou uma aranha que, além do mais, organizava os arquivos e controlava as ligações telefónicas.
O leão ficou encantado com os relatórios da barata e pediu também gráficos com índices de produção e análise de tendências, que eram mostrados em reuniões específicas para o efeito.
Foi então que a barata comprou um computador e uma impressora laser e admitiu a mosca para gerir o departamento de informática. A formiga de produtiva e feliz, passou a lamentar-se com todo aquele universo de papéis e reuniões que lhe consumiam o tempo! O leão concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a formiga operária trabalhava. O cargo foi dado a uma cigarra, cuja primeira medida foi comprar uma carpete e uma cadeira ortopédica para o seu gabinete. A nova gestora, a cigarra, precisou ainda de computador e de uma assistente (que trouxe do seu anterior emprego) para a ajudar na preparação de um plano estratégico de optimização do trabalho e no controlo do orçamento para a área onde trabalhava a formiga, que já não cantarolava mais e cada dia se mostrava mais enfadada. Foi nessa altura que a cigarra, convenceu o gerente, o leão, da necessidade de fazer um estudo climático do ambiente. Ao considerar as disponibilidades, o leão deu-se conta de que a Unidade em que a formiga trabalhava já não rendia como antes; contratou a coruja, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico e sugerisse soluções. A coruja permaneceu três meses nos escritórios e fez um extenso relatório, em vários volumes que concluía: "Há muita gente nesta empresa". Adivinhem quem o leão começou por despedir? A formiga, claro, porque "andava muito desmotivada e aborrecida".

SPOT JUVENIL


Este mês, o Sopt Juvenil, dedicou a sua página à vigília de Pentecostes e também ao concerto de música sacra.

Vigília de Pentecostes
por Andreia Santos

“ Vem Espirito e ilumina a nossa vida”

Foi no passado dia 26 de Maio, pelas 21 horas que o grupo de jovens de Salir de Matos voltou a realizar a Vigília de Pentecostes.
Durante a celebração recebemos o espírito de Deus, e com ele os seus sete dons; o dom da sabedoria, entendimento, conselho, fortaleza, ciência, piedade, e o de temor em Deus. Depois de acolher o Espírito dentro de nós, foi a altura de beber água, para que nunca mais tenhamos sede de Deus. Foi um momento de grande reflexão, para além de sentirmos o fogo de Deus dentro de nós, sentimos que Deus pode mudar a nossa vida através de um simples toque.
Acabamos a nossa vigília a louvar a Deus, e pedindo para que o Espírito que desceu sobre nós, dê bons frutos, que mude a nossa alma, a nossa vida e nos faça seguir os caminhos do Senhor.

Agradecimentos:

Um especial agradecimento à Teresa Paula que nos ajudou com os ensaios, e, sobretudo, a toda a comunidade que este ano aceitou esta iniciativa com grande entusiasmo,
obrigado.


O grupo de jovens


Concerto de Música Sacra por Patrícia Ribeiro

Foi no passado dia 5 de Maio, que se realizou na “nossa” igreja de Salir de Matos o concerto de música sacra.
O grupo que o realizou já era meu conhecido, mas ainda assim foi uma grande surpresa ao ouvir todo o repertório.
A dada altura sentia-se no ar, um clima de calma e paz. A música era de tal forma “forte” que nos fazia senti-la, e naquele clima qualquer um envolver-se-ia numa mistura de sentimentos e sons. O facto de ser musica sacra nada tem a ver com o facto de se gostar ou não, ou até mesmo ser cristão… e é aí que a verdadeira magia do concerto entra.
Resumindo, foi um concerto fabuloso. É impossível descrever o que se sente ao ouvir e por isso aqui deixo uma dica para os que faltaram, para a próxima apareçam!
São momentos como estes que mostram que a Igreja continua viva, pena que não haja uma maior adesão por parte da população.

Liturgia

3 de Junho de 2007
Santíssima Trindade
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São João
Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas não as podeis compreender agora. Quando vier o Espírito da verdade, Ele vos guiará para a verdade plena; porque não falará de Si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará o que está para vir. Ele Me glorificará, porque receberá do que é meu e vo-lo anunciará. Tudo o que o Pai tem é meu. Por isso vos disse que Ele receberá do que é meu e vo-lo anunciará”
Palavra da salvação


7 de Junho de 2007
Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo estava Jesus a falar à multidão sobre o reino de Deus e a curar aqueles que necessitavam. O dia começava a declinar. Então os Doze aproximaram-se e disseram-Lhe: “Manda embora a multidão para ir procurar pousada e alimento às aldeias e casais mais próximos, pois aqui estamos num local deserto”. Disse-lhes Jesus; “Dai-lhes vós de comer”. Mas eles responderam: “Não temos senão cinco pães e dois peixes… Só se formos nós mesmos comprar comida para todo este povo”. Eram de facto uns cinco mil homens. Disse Jesus aos discípulos: “Mandai-os sentar por grupos de cinquenta”. Assim fizeram e todos se sentaram. Então Jesus tomou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos ao Céu e pronunciou sobre eles a bênção. Depois partiu-os e deu-os ao discípulos, para eles os distribuírem pela multidão. Todos comeram e ficaram saciados; e ainda recolheram doze cestos dos pedaços que sobraram.
Palavra da salvação

10 de Junho de 2007
Domingo X do Tempo Comum
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, dirigia-Se Jesus para uma cidade chamada Naim; iam com Ele os seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, levavam um defunto a sepultar, filho único de sua mãe que era viúva. Vinha com ela muita gente da cidade. Ao vê-la, o Senhor compadeceu-Se dela e disse-lhe: “Não chores”. Jesus aproximou-Se e tocou no caixão; e os que o transportavam pararam. Disse Jesus: ”Jovem, Eu te ordeno: levanta-te”. O morto sentou-se e começou a falar; e Jesus entregou-o à sua mãe. Todos se encheram de temor e davam glória a Deus, dizendo: “Apareceu no meio de nós um grande profeta; Deus visitou o seu povo” E a fama deste acontecimento espalhou-se por toda a Judeia e pelas regiões vizinhas.
Palavra da salvação

17 de Junho de 2007
Domingo XI do Tempo Comum
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, um fariseu convidou Jesus para comer com ele. Jesus entrou em casa do fariseu e tomou lugar à mesa. Então, uma mulher – uma pecadora que vivia na cidade – ao saber que Ele estava à mesa em casa do fariseu, trouxe um vaso de alabastro com perfume; pôs-se atrás de Jesus e, chorando muito, banhava-Lhe os pés com as lágrimas e enxugava-Lhos com os cabelos, beijava-os e ungia-os com o perfume. Ao ver isto, o fariseu que tinha convidado Jesus pesou consigo: “Se este homem fosse profeta, saberia que a mulher que O toca é uma pecadora”. Jesus tomou a palavra e disse-lhe: “Simão, tenho uma coisa a dizer-te”. Ele respondeu: “Fala Mestre”. Jesus continuou: “Certo credor tinha dois devedores: um devia-lhe quinhentos denários e o outro cinquenta. Como não tinham com que pagar, perdoou a ambos. Qual deles ficará mais seu amigo?” Respondeu Simão: “Aquele – suponho eu – a quem mais perdoou”. Disse-lhe Jesus: “Julgaste bem”. E voltando-Se para a mulher, disse a Simão: “Vês esta mulher? Entrei em tua casa e não Me deste água para os pés; mas ela banhou-Me os pés com as lágrimas e enxugou-os com os cabelos. Não Me deste o ósculo; mas ela desde que entrei, não cessou de beijar-Me os pés. Não Me derramaste óleo na cabeça; mas ela ungiu-Me os pés com perfume. Por isso te digo: São-lhe perdoados os seus muitos pecados, porque muito amou; mas aquele a quem pouco se perdoa, pouco ama”. Depois disse à mulher: “Os teus pecados estão perdoados”. Então os convivas começaram a dizer entre si: “Quem é este homem, que até perdoa os pecados?” Mas Jesus disse à mulher: A tua fé te salvou. Vai em paz”.
Palavra da salvação


24 de Junho de 2007

Evangelho de Nosso senhor Jesus Cristo segundo São Lucas
Naquele tempo, chegou a altura de Isabel ser mãe e deu à luz um filho. Os seus vizinhos e parentes souberam que o Senhor lhe tinha feito tão grande benefício e congratularam-se com ela. Oito dias depois, vieram circuncidar o menino e queriam dar-lhe o nome do pai, Zacarias. Mas a mãe interveio e disse: “Não, Ele vai chamar-se João”. Disseram-lhe: “Não há ninguém da tua família que tenha esse nome”. Perguntaram então ao pai, por meio de sinais, como queria que o menino se chamasse. O pai pediu uma tábua e escreveu: “O seu nome é João”. Todos ficaram admirados. Imediatamente se lhe abriu a boca e se lhe soltou a língua e começou a falar, bendizendo a Deus. Todos os vizinhos se encheram de temor e por toda a região montanhosa da Judeia se divulgaram estes factos. Quantos os ouviam contar guardavam-nos em seu coração e diziam: “Quem virá a ser este menino?” Na verdade, a mão do Senhor estava com ele. O menino ia crescendo e o seu espírito fortalecia-se. E foi habitar no deserto até ao dia em que se manifestou a Israel.
Palavra da salvação

reticências...

Memorandum

Dia 2 – Dia da União Europeia;
Dia 7 – Dia do Corpo de Deus;
Dia 10 – Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas;
Dia 13 – Dia de Sto António;
Dia 24 – Dia de S. João
Dia 28 – Dia Mundial do diabético
Dia 29 – Dia de S. Pedro



RECEITA DO MÊS

Bolo de chocolate

Ingredientes

• 125 g de manteiga
• 1 tablete de chocolate amargo (200 g)
• 250 g de açúcar
• 100 g de farinha
• 1 colher (chá) de fermento em pó
• 6 ovos
• 1 colher (sopa) de manteiga

Preparação
Tire duas barras à tablete e guarde-as. Derreta o restante chocolate, juntamente com a manteiga, em banho-maria. Bata as gemas com o açúcar até obter uma mistura cremosa. junte-lhe o chocolate e manteiga derretidos, a farinha, previamente misturada com o fermento, e as claras em castelo, mexendo sempre. Vaze o preparado numa forma untada com manteiga e polvilhada com farinha e leve ao forno para cozer. Entretanto, prepare a cobertura derretendo o restante chocolate e a colher de manteiga em banho-maria. Uma vez o bolo cozido, deixe arrefecer e cubra-o com este creme.

Declaração Universal dos Direitos das Crianças
UNICEF

20 de Novembro de 1959

As Crianças têm Direitos. Direito à Igualdade, sem Distinção de Raça. Religião ou Nacionalidade.

A criança desfrutará de todos os direitos enunciados nesta Declaração. Estes direitos serão outorgados a todas as crianças, sem qualquer excepção, distinção ou discriminação por motivos de raça, cor, sexo, idioma, religião, opiniões políticas ou de outra natureza, nacionalidade ou origem social, posição económica, nascimento ou outra condição, seja inerente à própria criança ou à sua família.
Direito a Especial Protecção para o seu Desenvolvimento Físico, Mental e Social.
Direito a um Nome e a uma Nacionalidade......
Direito à Alimentação, Moradia e Assistência Médica Adequadas para a Criança e a Mãe.
Direito à Educação e a Cuidados Especiais para a Criança Física ou Mentalmente Deficiente...A criança física ou mentalmente deficiente ou aquela que sofre de algum impedimento social deve receber o tratamento, a educação e os cuidados especiais que requeira o seu caso particular.
Direito ao Amor e à Compreensão por Parte dos Pais e da Sociedade.
Direito à Educação Gratuita e ao Lazer Infantil.
Direito a ser Socorrido em Primeiro Lugar, em Caso de Catástrofes.
Direito a ser Protegido Contra o Abandono e a Exploração no Trabalho.
Direito a Crescer Dentro de um Espírito de Solidariedade, Compreensão, Amizade e Justiça entre os Povos.




Santo António de Lisboa.

Ordem dos Frades Memores ou Ordem dos Franciscanos (Lisboa, 15 de Agosto de 1195 — Pádua, 13 de Junho de 1231), de seu nome de baptismo Fernando Martim de Bulhões e Taveira Azevedo (ou Fernon Martin di Bulhon y Tavera Azeyedo) filho de Martim de Bulhões e Maria Teresa Taveira Azevedo. É também conhecido como Santo António de Pádua, por ter vivido e falecido nessa cidade italiana. Regra geral, os santos católicos são conhecidos pelo nome da cidade onde falecem e onde permanecem as suas relíquias – pois que, na doutrina cristã, a morte mais não é que a passagem para a verdadeira vida e não daquela que os viu nascer; assim sucede com Fernando de Bulhões, que nas demais línguas europeias é chamado de Pádua, e apenas reverenciado pelos povos de língua portuguesa como de Lisboa; no Brasil, onde tem também milhões de devotos, é também frequentemente reverenciado como Santo António, o Casamenteiro. A sua festa é a 13 de Junho, dia feriado em diversos municípios portugueses e brasileiros.

Mais em:
http://www.leme.pt/biografias/santos/santoantonio/

Agenda

ORANDO

Clamando o Espírito Santo
Ó Deus clementíssimo, escutai com piedade as nossas súplicas e iluminai o nosso coração com a graça do Espírito Santo para que mereçamos servir com dignidade os vossos mistérios e amar-Vos com caridade eterna. Ó Deus, que conheceis o nosso coração e a nossa vontade e que não ignorais nenhum segredo: purificai os nossos pensamentos infundindo-nos o Espírito Santo, para que mereçamos amar-Vos com perfeição e louvar-vos dignamente. Senhor, inflamai as nossas entranhas e o nosso coração com o fogo do Espírito Santo, para que Vos sirvamos com um corpo casto e Vos agrademos com um coração limpo.
Nós Vos pedimos, Senhor, que o Paráclito que procede de Vós ilumine o nosso entendimento e nos leve a conhecer a verdade, como o vosso Filho nos prometeu.
Nós Vos pedimos, Senhor, que nos assista o poder do Espírito Santo, para que purifique com clemência os nossos corações e nos defenda de todos os perigos. Ó Deus, que instruístes os corações dos vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, concedei-nos amar, no mesmo Espírito, o que é recto, e gozar sempre a sua consolação.
Nós Vos pedimos, Senhor, que purifiqueis as nossas consciências para que, ao vir o nosso Senhor Jesus Cristo, vosso Filho, encontre preparada em nós a sua mansão. Ele que vive e reina convosco pelos séculos dos séculos.
Amen.

Frase do mês

Nós transformamo-nos naquilo que praticamos com frequência. A perfeição, portanto, não é um acto isolado. É um hábito." Honoré de Balzac

Aconteceu em MAIO

BAPTISMOS
Dia 12
Sebastião Pacheco – filho de Rodrigo Loureiro Pacheco e de Ana Sofia Carmona.
Dia 13
Miguel Ribeiro – filho de José Miguel Ribeiro e de Isabel Alexandra Sousa
Dia 26
Rúben Miguel dos Santos – filho de Luís Manuel dos Santos e de Anabela Rebelo Lopes

CASAMENTOS
Dia 12 - Rodrigo Loureiro Pacheco e Ana Sofia Carmona.
Dia 19 -Rodrigo Miguel Gomes e Mónica Sofia Ferreira de Jesus.

FUNERAIS
Dia 6 – Maria da Conceição Alves


AGENDA DE JUNHO

Sab 2 -Missa Vespertina às 20h, Igreja Paroquial.
Dom 3 -Santíssima Trindade. Missa na Igreja Paroquial às 11h30.
Ter 5 -Missa no lugar dos Infantes às 19h.
Qui 7 -Corpo de Deus. Missa na Igreja Paroquial às 11h30.
- Missa de Festa no lugar das Cruzes às 15h00.
Sab 9 -Missa Vespertina às 20h, Igreja Paroquial.
Dom 10 -10º Domingo do Tempo Comum. Missa na Igreja Paroquial às 11.15h,presidida pelo Sr. Cardeal Patriarca.
Ter 12 -Missa no lugar de S. Domingos às 19h.
Sab 16 -Missa Vespertina às 20h, Igreja Paroquial.
Dom 17 -11º Domingo do Tempo Comum. Missa na Igreja Paroquial às 11h30.
Ter 19 -Missa no lugar do Casal da Areia às 19h.
Sab 23 -Missa Vespertina às 20h, Igreja Paroquial.
Dom 24 -12º Domingo do Tempo Comum. Missa na Igreja Paroquial às 11h30.
Sab 30 -Missa Vespertina às 20h, Igreja Paroquial.
-Missa no lugar das Trabalhias às 19h.
Dom 1 -13º Domingo do Tempo Comum. Missa na Igreja Paroquial às 11h30.
Missa de Festa no lugar de Cabreiros às 14h30