sexta-feira, outubro 27, 2006

Cantinho da catequese

Cá estamos de novo, para mais um ano de catequese, um ano de trabalho e preocupações, de responsabilidades e desafios, mas também cheio de boa vontade e muito empenho dos catequistas. E foi assim que este ano começámos, com algumas preocupações e uma delas, para não variar muito, foi o número de catequistas que tínhamos, pois tivemos duas baixas este ano (espero que voltem depressa!!!...) e outros porque tiveram que nos abandonar. Foi particularmente difícil a distribuição dos catequistas pelos volumes mas graças à boa vontade dos jovens que fizeram o 10º volume e também da Anabela Vinagre, da Dora e da Graça que se juntaram a nós e se disponibilizaram a ajudar-nos, lá conseguimos resolver esse problema. Por isso, em nome da catequese lhes agradeço, desejo-lhes as boas vindas e espero que se aguentem com força e muita vontade.
Ainda temos alguns grupos muito grandes, particularmente o do 1º volume, mas a falta de salas também nos dificulta a possibilidade da divisão desse(s) grupo(s). Mas enfim, apesar destas dificuldades conseguimos distribuir os volumes da seguinte forma:

1º Volume - Liliana Franco e Marisa Branco
2º Volume - Manuela Sousa, Rita dos Santos, Dora, Cheila Roça e Patrícia Ribeiro
3º Volume - Zé Armindo Sábio, Anabela Vinagre, Graça e Marco Caetano
4º Volume - Catarina Sábio, Andreia Santos e Tiago Casimiro
5º Volume - Ana Raquel Marques e Luis Carlos Sábio
6º Volume - Neuza Tavares e Pedro Santos
7º Volume - Sandra Fernandes
8º Volume - Anabela Sábio
9º Volume - Sandra Sábio
10º Volume - Paula Rebelo

Ficou também decidido este ano, e por unanimidade, que teríamos como presidente da catequese a Anabela Sábio que já começou em grande força pois está a informatizar todos os dados. Queria salientar que vamos ter formação de catequistas, uma formação “caseira” pois vamos realizá-la aqui mesmo em Salir de Matos, mas muito necessária para todos nós. Vai dividir-se em 3 sessões: A primeira é de ordem Moral e Religiosa a qual se vai realizar muito brevemente pelo nosso querido Padre Eduardo. As próximas serão de ordem pedagógica e interacção de grupos e vão ser dirigidas pela nossa “Estelita” e por uma psicóloga.
Ainda antes de terminar, queria que soubessem que é uma preocupação constante o comportamento das crianças quer na catequese quer na Igreja, nomeadamente a entrada e saída da Missa. Mas também queria deixar um apelo, a todos, para terem um pouco de paciência com o barulho inocente, pois são apenas “crianças”!... Não devemos esquecer o elevado número que temos, são mais de 120!... e “terriveis” como são, torna-se difícil conseguir controlá-las.
Por fim resta-me pedir a Deus que nos ilumine para que o ano corra bem a todos e não desanimem. Força!!!
Pela Catequese,
Paula Rebelo

Sem comentários: