sábado, dezembro 30, 2006

Spot Juvenil

1 de Janeiro – Dia Mundial da Paz

“Uma vez que as guerras nascem nos espíritos dos homens, é no espírito dos homens que se devem erguer as defesas da paz.”
Archibald McLeish


Paz para nós, é como um “estado” psicológico, de espírito (físico até) que sentimos quando não existem grandes conflitos entre nós e mais alguém, ou até pessoas ou acontecimentos alheios a nós, mas que ficamos preocupados também, e que de igual modo nos afectam. Mas hoje em dia, é cada vez mais complicado termos um pouco de paz.

Desde o início da existência do homem que existem conflitos por tudo e por nada. Em tempos que já lá vão, existiam conflitos pela disputa de territórios, pela posse de materiais, etc. Mas, todos ficamos admirados porque ainda hoje isso existe. Não é preciso pensarmos muito: as Guerras Mundiais, a Guerra Colonial, a Guerra do Kosovo, d o Afeganistão, o tão recente 9/11 (Twin Towers). Mas acho que é melhor parar por aqui quanto à enumeração das guerras, porque falta delas este mundo não tem.
Actualmente tudo isto acontece devido ao início da escassez do petróleo, as diferenças religiosas, disputa de territórios, desconfianças em relação à tão poderosa energia nuclear, enfim, factos do nosso mundo actual que não nos deixam ter um pouco de paz.
A questão que todos nós colocamos é a seguinte: ‘Que posso eu fazer para que este mundo tenha um pouco de paz?’. A resposta não é tão simples como parece.

Como diria Buda: ‘a paz vem de dentro de ti próprio, não a procures à tua volta’, ou seja, cada um de nós é responsável pela paz à sua volta. É impossível uma pessoa travar uma guerra, qualquer que ela seja, mas podemos começar por nós próprios. Modificarmo-nos para melhor perante uma situação da nossa vida, termos um melhor relacionamento com as pessoas à nossa volta, tantas coisas que podemos fazer e que dão uma maior estabilidade à nossa vida, e também à dos outros à nossa volta.

Estamos dentro dum novo ano, é uma boa altura para começarmos a pensar em modificar alguma coisa para melhor, por mais pequena que seja, é sempre bom.
Concluindo, vamos todos melhorar o que pudermos para que a verdadeira paz atinja cada um de nós na sua total força.

‘Não existe um caminho para a paz; a paz é o caminho’
Gandhi

Pedro Santos


Noite De Belém

No passado dia 16 de Dezembro, pelas 21 horas, foi realizada uma vigília de Natal na nossa Igreja organizada pelo recente grupo de jovens de Salir de Matos.
Tudo foi preparado até ao último pormenor, desde os cânticos à iluminação, para que fosse criada uma atmosfera de paz e união entre o grupo e todas as pessoas que se juntaram a nós.
Nesta vigília, a que foi chamada “Noite de Belém”, estavam incluídas leituras e gestos cheios de simbolismo que ligaram todas as pessoas, como a mensagem de Natal que cada pessoa escreveu e ofereceu a Deus ou a vela que passou de mão em mão simbolizando a luz nova que nasce para iluminar os nossos corações.
Apesar de todo o nosso nervosismo tudo correu bem e o objectivo máximo desta nossa celebração foi alcançado: todos reflectiram no verdadeiro significado do Natal, todos agradeceram a Deus por nos ter enviado o seu Filho, o Deus connosco, o Emanuel que veio para nos mostrar o verdadeiro amor.
Sinto-me lisonjeada por ter participado nesta iniciativa que foi para mim magnífica, pois, para além de me ter encontrado com Deus e de ter dado ao meu Natal um significado muito mais profundo e muito menos materialista tive a oportunidade de estar reunida com aqueles que já não são apenas os meus colegas do grupo de jovens, são os meus amigos!

Catarina Alves




Repórter em acção – Natal na Suiça

Mais um natal... é assim que vejo, a maioria dos suíços, ou das pessoas da Suiça, encararem esta época que, pelo menos para mim, em tão importante, e que tanto me faz reflectir!
Aqui nesta zona, Gstaad, o Natal é pouco ou nada vivido… não há amor… as pessoas desejam “Feliz Natal”, como se dissessem “Bom Dia”. E o mais triste é saber que isto não acontece só na Suiça… mas sim em todo o mundo. É cada vez mais visível a pouca disponibilidade e noção das pessoas para viver um verdadeiro Natal, o facto de se festejar um dia que, deveria, ser tão bom e tão felizmente vivido, e não é… o Natal passou de “festejar o nascimento de Jesus Cristo”, para “prendas, prendas e mais gastos”, e qualquer cristão tem que ter a noção que esta mudança e para toda a sociedade uma realidade, sim (!), seja cristão ou não. A sociedade está a mudar para pior e no Natal isso é cada vez mais visível… e um leva ao outro… por mais que qualquer um de nós queira não pensar assim, e não ser assim, acabamos por cair na teia e fazer parte do circulo, que se esta a torna viciado, á volta do NATAL.
Temos que mudar… mas não é ficarmos parados e ver tudo isto mudar, mas sim fazê-lo muda, para melhor… Não só voltar ao que já foi, mas melhor que isso: pensar no futuro e cada um construí-lo melhor ainda!
Mas voltando á Suiça, que tem um povo muito pouco católico em que não é ditado nada à volta do Natal (enquanto nascimento de Jesus Cristo). Quanto à existência de presépios, nem existem! Vi apenas um, numa rotunda, já fora da zona mais movimentada e visitada.
A compra das prendas é feita de uma forma fútil. As pessoas compram-nas sem quase dar conta do que estão a fazer. Compram porque é natal, e porque quanto mais cara e maior, mais dá ‘nas vistas’.
Bem… resumindo de um Natal na Suiça: muita luz… muitos Pais-Natal… muitas estrelas… muitos enfeites… muitas prendas, muito “amor” por simpatia. Ainda assim, e porque Gstaad não são só coisas más, foram umas férias e um Natal bem passado com a família, e com o conhecido e bom bacalhau português!
Espero que tenham tido um feliz e grande Natal, com muita alegria e paz, e que tenham tido umas excelentes entradas em 2007!

Patrícia Ribeiro

Sem comentários: