segunda-feira, abril 09, 2007

Cantinho da Catequese

Este ano, quisemos viver a nossa Quaresma de maneira diferente, de maneira a que marcasse mais as nossas crianças. E como estamos a festejar os 250 anos da restauração da nossa Igreja, pensámos em colorir mais a Quaresma de forma a chegar mais facilmente ao coração de todos nós, especialmente ao das crianças. Desta forma, quisemos trazer em cada Domingo, uma mensagem cheia de cor para nos iluminar durante a semana seguinte. E foi assim que, até ao Domingo de Páscoa, fomos construindo um arco-iris iluminado com a mensagem de Jesus para renovar e fortalecer a nossa Aliança de amor com Deus.
Cada mensagem trazia sempre, como base, o grande desafio da Quaresma: a conversão. Muito resumidamente, as mensagens foram as seguintes:
A primeira foi a “Mudança”, pois só através dela e da sua aceitação, é que conseguimos renovar a nossa Aliança.
A segunda mensagem foi: ”Escuta”. Devemos fazer silêncio dentro de nós e escutar a palavra de Deus para sabermos melhor o caminho a seguir.
No III Domingo, tivemos presente a “Oração”. A nossa pequena Margarida encenou (e muito bem) que não sabia rezar mas que afinal rezava porque, “rezar é falar com Deus da forma que se sabe”.
A cor do IV Domingo trouxe-nos a mensagem mais profunda: o “Perdão”. Ter capacidade de perdoar quem nos ofende e também de pedir perdão.
De seguida, foi-nos proposto a ”Confiança”: amar a Deus significa confiar.
A proposta de Domingo de Ramos, trouxe-nos um grande desafio: aceitar com humildade o “Sofrimento” que nos faz tropeçar na nossa vida. Talvez este seja um dos desafios mais difíceis, e temos o exemplo de Jesus que aceitou o maior dos sofrimentos. Também sabemos que, muitas das vezes, esse mesmo sofrimento nos faz amadurecer e crescer mais humanos.
E por fim, após este caminho, reunimos todas as condições para viver e anunciar a Alegria de Cristo Ressuscitado. Foi esta a mensagem de hoje Domingo de Páscoa.
Que essa alegria inunde os nossos corações!...
Pela Catequese,
Paula Rebelo

Sem comentários: