segunda-feira, abril 09, 2007

Spot Juvenil

É MELHOR NÃO DEIXAR OS OVOS CAÍREM…

"A história da Páscoa é um mito", dizia o professor de ciências de uma escola aos seus alunos, alguns dias antes da Páscoa. "Jesus não saiu do túmulo," continuou, "mas, primeiramente, não existe nenhum Deus no céu que possa permitir que o seu filho seja crucificado."
"Senhor, eu acredito em Deus", protestou Jimmy. "E acredito que ele ressuscitou!"
"Jimmy, podes acreditar no que quiseres, é claro" - respondeu o professor. "Porém, no mundo real não existe a possibilidade de tais milagres, como a ressurreição. Ninguém que acredite em milagres pode respeitar a ciência."
"Deus não é limitado pela ciência," - respondeu Jimmy. "Ele criou a ciência!"

Incomodado com o modo como Jimmy defendia sua fé, o professor propôs uma actividade experimental. Foi até ao frigorífico e tirou um ovo de galinha.
"Eu vou deixar este ovo cair no chão," começou o professor. "A gravidade vai fazer com que ele caia no chão e se despedace." Olhando fixamente para Jimmy, ele continuou: "Agora, Jimmy, eu quero que faças uma oração e peças ao teu Deus para que quando eu soltar este ovo ele não caia no chão e não se parta. E se ele conseguir fazer isto, terá provado que existe, e eu terei que admitir isso."

Após pensar um pouco sobre o desafio, Jimmy lentamente começou sua oração. "Querido Pai celeste," - começou. "Peço-te que quando o meu professor largar este ovo... ele caia no chão e se parta numa centena de pedaços! E também, Senhor, eu peço que quando este ovo se partir, o meu professor tenha um ataque cardíaco fulminante e morra. Amén."
Após os cochichos da turma, veio um silêncio fúnebre. Por momentos o professor não fez nada. E por fim, olhou para o Jimmy e depois para o ovo. E, sem dar uma palavra, ele cuidadosamente voltou a por o ovo no frigorífico. "A aula acabou." - disse o professor enquanto pegava nas suas coisas.


O professor aparentemente acreditava mais em Deus do que ele mesmo imaginara. Muitas pessoas são como este professor, negam que Deus existe, mas correm para ele nos momentos difíceis. Porém, questionam, e atacam-no todas as vezes que têm hipótese. Jimmy sabia que Deus não iria matar o seu professor naquele momento, mas também sabia que o seu professor não apostaria a sua vida por um ovo.
Quando a tua vida está em jogo a ideia de que Deus existe parece fazer mais sentido.


CURIOSIDADES SOBRE A PÁSCOA:



O Ovo de Páscoa
A existência da vida está intimamente ligada ao ovo, que simboliza o nascimento.

O Cacau
O cacau, cujo nome científico em grego é Teobroma Cacau, significa néctar dos deuses. O seu sabor e sua força energética sempre foram reconhecidos em toda a Europa. Ao tomar o formato de um ovo, representa mais intensamente a força rejuvenescedora da vida. O ovo de chocolate é, portanto, o símbolo da vida.

O Coelhinho da Páscoa
Por serem animais com capacidade de gerar grandes ninhadas, a sua imagem simboliza a capacidade da Igreja de produzir novos discípulos constantemente.

A Cruz da Ressurreição
Traduz, ao mesmo tempo, sofrimento e ressurreição.

O Cordeiro
Simboliza Cristo, que é o cordeiro de Deus, e se sacrificou em favor de todo o rebanho.

O Pão e o Vinho
Na ceia do senhor, Jesus escolheu o pão e o vinho para dar vazão ao seu amor. Representando o seu corpo e sangue, eles são dados aos seus discípulos, para celebrar a vida eterna.

O Círio
É a grande vela que se acende no sábado Aleluia. Quer dizer: "Cristo, a luz dos povos". Alfa e Ómega nela gravadas querem dizer: "Deus é o princípio e o fim de tudo".

A Água
Na celebração da Vigília Pascal, na véspera do domingo de Páscoa, é feita a bênção da água que será utilizada nos baptismos durante o ano. Cristo é a verdadeira água, fonte de vida.

As vestes brancas
Retomam a passagem referente à transfiguração de Cristo. O branco simboliza a pureza, a paz e a plenitude.

Sem comentários: