domingo, maio 06, 2007

Comunidade

Peregrinação Paroquial a Fátima
25 de Abril
O rescaldo


Comemorar 250 anos da reconstrução da nossa igreja.

Salir de Matos, 25 de Abril, oito horas da manhã…
Uma manhã cheia de frescura e de alegria. Cinco autocarros cheios partiam rumo a Fátima… Cheios de gente de todas as idades, de todos os lugares da freguesia, partilhando a mesma força de viver e a mesma fé. Que alegria ver um autocarro a abarrotar de gente jovem!
Assim que partimos, rezámos o terço como Maria tanto nos pediu que fizéssemos. Durante todo o percurso, cantámos, dialogámos e voltámos a rezar. E, foi assim, neste espírito de peregrinação, que chegámos a Fátima.
Peregrinos que somos, dirigimo-nos ao recinto do Santuário, junto à Capelinha das Aparições onde em comunidade e junto da imagem da Senhora, Mãe de Jesus, rezámos em uníssono o terço. É um sentimento indescritível quando ali estamos, homens e mulheres, crianças e jovens, olhando e rezando àquela pequena e frágil imagem da Mulher, da Mãe, da Senhora do Sim…
Logo de seguida, celebrámos a Eucaristia presidida pelo senhor Bispo de Leiria-Fátima, D. António Marto, e com a presença do nosso grande amigo, o padre Eduardo. Os nossos jovens acolitaram esta celebração com todo o zelo e dedicação. Para mim, e penso que para todos os presentes, foi a primeira vez que se ouviu, com grande emoção, através do serviço de som do Santuário, o nome da nossa paróquia de Salir de Matos.
De tarde, continuaram a espalhar-se momentos de grande vivência de fé. É de grande estímulo para todos nós sermos membros de uma comunidade viva e dinâmica, onde se vive um grande espírito de entreajuda. Se assim não fosse, como se explicaria a adesão em massa da população a esta iniciativa! A verdade é que se sente a nossa paróquia a pulsar, plena de energia e de fé. As pessoas sentem-se verdadeiramente felizes quando se dão aos outros com amor.
Agradeço a todos os que trabalharam para que esta peregrinação se realizasse, em especial, ao nosso incansável senhor padre Eduardo.
Que Maria, nossa Mãe e de Jesus, nos continue a encher de bênçãos.
José Luís

Peregrinação a Fátima
Para dar continuação às comemorações dos 250 anos da reconstrução da igreja de Salir de Matos (1757-2007), surgiu a ideia de realizar uma peregrinação a Fátima, tal aconteceu no dia 25 de Abril. A peregrinação teve uma adesão bastante grande. Vieram pessoas de vários lugares e de várias idades, foram necessários cinco autocarros, dos quais um era composto somente por jovens. Na viagem, houve momentos de reflexão e rezou-se o terço, enfim, um modo de expressar a nossa fé e a nossa vida de peregrinação.Quando chegámos a Fátima, assistiu-se ao terço na Capelinha das Aparições, às 10h15’. Depois assistimos à missa campal às 11h. Depois disto, houve almoço que cada um levou, e ainda houve tempo para fazerem umas comprinhas ou meditar mais um pouco.
Os jovens, às 16h viram um filme: “Fátima, experiência de fé”. E às 17h30’ assistimos à procissão do Santíssimo. Por fim, regressámos na graça de Deus.
Espero que tenham gostado, eu gostei! Muito obrigada a todos. Bem hajam.
Edite Eusébio


No dia 25 de Abril nós, jovens da paróquia de Salir de Matos dirigimo-nos a Fátima numa peregrinação no âmbito da comemoração dos 250 anos da reconstrução da igreja de Salir de Matos.
Neste dia festejava-mos também a liberdade, liberdade esta que os nossos pais e avós obteram não só para bem deles mas de todos nós e assim nos permitiram hoje a possibilidade de explorarmos, sem repreensões, o santuário de Fátima.
À partida este iria ser um dia normal, de manhã tivemos os nossos momentos de oração, onde assistimos e participamos no terço e na celebração eucarística. Finalizada a celebração era chegado o momento que ninguém perderia! O almoço. Depois de encher a barriga foi possível então explorar à nossa maneira o Santuário, onde nos divertimos imenso, modificando assim a nossa opinião relativamente a normalidade deste dia pois estava-se a tornar relativamente diferente. Mais tarde fomos visitar um museu e assistir a um filme sobe as passadas do Santuário de Fátima, desde a aparição até ao momento presente. Chegado o fim da viagem caracterizo este dia como um dia memorável, digo isto porque acho que muitos de nós levam memórias que permitiram realizar estas e outras actividades num futuro próximo.
Rui Isabel



No dia 25 de Abril
Fomos todos passear
Dos mais novos aos mais velhos
Foi convívio de agradar

Em ambiente de fé
Lá partimos em autocarros
Agradecemos à organização
Ao Pe Eduardo e ao Sr. Carlos

Fátima é local de paz
O terço, a missa, a procissão
Todos fomos abençoados
E iluminados na nossa devoção

O programa agradou
Todos se sentiram bem
Passar um dia com amigos
É sempre bom em Ourém

O mau tempo também chegou
A chuva e o frio vieram assustar
Mas com toda a nossa fé
Lá conseguimos ultrapassar

O almoço ao ar livre
Cada um lá se amanhou
Quem levou, puxou pelo saco
Quem não tinha, também se orientou

Chegou a hora do regresso
Ocupámos nossos lugares
Sentimos sempre presente
O espírito de solidariedade

Lá regressámos a casa
Com as curvas a atrapalhar
A Anabela cometeu uma gafe
Mas despachada, avançou e sem parar

Os convívios são sempre bons
Quando proporcionam bem-estar
Foi um dia agradável
Que queremos recordar

A freguesia de Salir de Matos
É bastante empenhada
Quando todos colaboram
É mais fácil a caminhada

O Padre Eduardo é amigo
E o Carlos, pronto a ajudar
Quando se pensa num projecto
Ele tem logo pernas para andar

Que os projectos futuros
Sejam cheios de sucesso
Só comunidades activas
Avançam e mostram progresso.

Lurdes Pacheco



















Um especial agradecimento à Associação do Jardim de Infância de Salir de Matos por ter disponibilizado a sua carrinha, assim como à Anabela Sábio que se prontificou a conduzi-la.



10 de Junho – almoço convívio com o Sr. Cardeal Patriarca

Na comemoração dos 250 anos da restauração da nossa Igreja paroquial, já foram realizados alguns acontecimentos o mais importante dos quais foi a Peregrinação a Fátima no passado dia 25 de Abril.
Mais importante do que as celebrações externas, é fundamental que todas elas tenham em vista a construção da IGREJA de que Cristo é a cabeça e nós os membros: todos nós em Cristo somos as pedras vivas de que Cristo é a " Pedra Angular "
Um dos momentos em que nos vamos sentir mais empenhados será no dia 10 de Junho, quando o nosso Bispo o Senhor Cardeal Patriarca vier presidir à Eucaristia , que nesse dia celebramos. O Pastor da Igreja de Lisboa, da qual fazemos parte é , por direito divino, o nosso Bispo.
Queremos que esse dia seja o mais decisivo e comprometedor, nas celebrações deste ano.
Para além da Eucaristia, queremos que o Senhor Cardeal Patriarca possa estar mais perto de todos nós, paroquianos de Salir de Matos. Como não temos um recinto em que todos nos possamos reunir na refeição que se segue à Santa Missa, parece-nos mais justo que todos os paroquianos estejam presentes, através de inscrições para participar nesse almoço, em que Sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca mostrou desejo em estar presente. O almoço realiza-se no Salão paroquial de Salir de Matos. Aceitaremos desde já as inscrições; pela experiência de outros momentos não podemos aceitar mais do que 160 pessoas. Não queremos sujeitar o Senhor Cardeal Patriarca a um lugar apertado e com pouca comodidade. Como acima ficou dito, quem quiser participar, pode desde já inscrever-se. Parece-nos a forma mais justa de resolver a falta de espaço. Brevemente diremos o preço e modo de organizar a referida refeição.

Sem comentários: