sexta-feira, fevereiro 29, 2008

cantinho da catequese



A Quaresma é um tempo de contemplação, meditação e crescimento interior. Somos chamados a dar valor ao que verdadeiramente interessa.
Neste sentido, de modo a viver a Quaresma, a catequese decidiu realizar uma actividade de forma distinta do que tem sido realizado pelo grupo ao longo dos anos. Queríamos que as crianças e os jovens experimentassem e vivessem este tempo quaresmal de forma mais cativante e envolvente.
O grupo de catequistas propôs às nossas crianças a construção de uma árvore e dos respectivos elementos, sobre uma cruz também construída pelo grupo.
Todos os domingos a árvore irá sendo completada, onde cada grupo faz uma reflexão sobre um elemento constituinte da árvore e esta “crescerá” até ao domingo de Páscoa em que a árvore estará concluída.
Esta construção tem como propósito, uma renovação interior, um caminho a percorrer de preparação para uma vida nova. Assim, as crianças são convidadas a reflectir sobre o sentido do nascimento de uma vida retratada a partir da germinação de uma árvore.
A morte, representada pela cruz, origina uma árvore que nos remete para uma vida renovada. Só vivendo a ressurreição de Jesus é que damos sentido à nossa prática enquanto cristãos. Se olharmos só para a morte nunca entenderemos o verdadeiro sentido da Páscoa.
Aqui presente, ficam os textos relativos às sementes, às raízes e ao tronco da futura e tão esperada árvore…Convidamos todos os leitores a acompanharem-nos nesta caminhada…


Sementes:

1º Volume:
A Semente lançada à terra dá fruto.
A semente para crescer e ter vida tem que ser alimentada com água, sol e miminhos.

6º Volume:
Trazemos estas sementes que não têm vida mas que darão origem a uma nova vida, a um novo ser.
Tal como estas sementes, também nós quando viemos para a catequese não conhecíamos a vida cristã. No entanto, à medida que crescemos surgiu em nós uma nova vida de Jesus e do seu povo.
Por isso, nesta Quaresma vamos abrir o nosso coração para dar muito amor e carinho às pessoas que nos rodeiam, porque, tal como nós, estas sementes precisam do nosso cuidado para crescer uma nova vida.


O Tronco

2º Volume:
Das sementes surge uma nova vida, que vai crescendo a pouco e pouco até se formar um tronco forte e firme.
É esse tronco que vai alimentar e suportar a árvore durante a sua vida.
Assim, como a árvore precisa do tronco para viver, também nós precisamos de Jesus na nossa vida para nos ajudar a crescer e a sermos pessoas melhores.

7º Volume:
Depois das sementes serem plantadas, começam a crescer os rebentos. Estes precisam de ser alimentados e protegidos das ervas daninhas. Só assim pode crescer uma árvore com raízes fortes e saudáveis, e um tronco grande e forte, para que resista e não caia com as maiores tempestades.
Tal como a árvore, também nós precisamos alimentar e proteger as nossas raízes e o nosso tronco. Para que a nossa fé se torne muito forte e assim pudermos seguir e fazer aquilo que Jesus nos ensinou. Mesmo que a nossa árvore vacile com uma rajada de vento, ela nunca irá cair, porque a nossa fé foi muito bem alimentada.


Pela Catequese
(Catarina Sábio)

Sem comentários: