sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Editorial de MARÇO



O mês de Março é um mês de que gosto muito especialmente, não pelo motivo que alguns estarão a pensar, por ser o meu mês natalício, mas porque é aquele em que as trevas do Inverno nos abandonam, a hora muda para o Verão e os dias começam a ser maiores. Começa a Primavera e os campos enchem-se de papoilas e de azedas, aquelas flores selvagens que pintam os nossos campos de vermelho e amarelo e que fazem parte das nossas memórias de infância, quando as “comíamos” com uma careta feia.
É o mês em que se celebra o Dia Internacional da mulher, o Dia do Pai, o dia da Poesia, do Estudante, da Árvore e da Floresta, enfim, é, principalmente aquele mês em que a natureza nos lembra que tudo renasce, tudo recomeça, se assim se passa com a natureza, porque não connosco e as nossas vidas.
É este o sentido que também terá este ano o mês de Março, ao celebrarmos a Páscoa de Jesus Cristo: Aquele que derrotou a morte e voltou à vida. Nestas semanas de Quaresma muitos reflectimos e fazemos actos de penitência para podermos, naquele Sábado de Páscoa, sentir a alegria da Ressurreição, da Vida que se renova, que renasce.
Quantos de nós fazemos verdadeiramente Páscoa nas nossas vidas? Nos entregamos à coragem de dar segundas oportunidades, recomeçar de novo, acreditar que nunca é tarde para amar, para realizar aquele sonho antigo, para perdoar. Afinal, penso que será isso que Jesus quer de nós, calor no coração, Paz no nosso espírito e coração aberto para, pelo menos, tentarmos aceitar os outros como eles são.
Neste Março de 2008, vivamos esta Páscoa como se fosse a última das nossas vidas, porque é assim que Deus nos pede que vivamos as nossas próprias vidas, como se cada dia fosse o último.
Votos de uma Santa Páscoa e uma Santa Primavera para todos!

Estela Costa

Sem comentários: