sexta-feira, fevereiro 29, 2008

Comunidade

Reflectindo 1757 – 2007

Como membro do Conselho Económico fui solicitado para fazer uma breve avaliação da forma como decorreu o ano de 2007.
Tive algum receio em aceitar este trabalho, pois devido à minha frontalidade poderia ferir algumas susceptibilidades, mas o que pretendo não é magoar alguém, mas sim fazer um pequeno balanço do que foi o ano das comemorações, bem como da festa de Santo Antão e o já habitual almoço de convívio, realizado no passado dia 24 de Fevereiro.
Começo então, a pensar como foi o trabalho desenvolvido pelo Conselho Económico e qual a aceitação por parte dos paroquianos, sobre esses mesmos trabalhos.
Não tenho dúvidas que o ano de 2007 foi muito importante para toda a paróquia, pois o nome de Salir de Matos foi badalado em muitas ocasiões, pelos eventos realizados.
Iniciamos o ano das comemorações com as 250 badaladas, na noite de 31 de Dezembro de 2006, que foi muito agradável, sem ser combinado pouco a pouco começaram a aparecer paroquianos para festejar o ano 2007.
Contudo, sinto pena que nem todos os eventos tenham sido aproveitados pela paróquia. Recordo um concerto de música sacra em que tão poucos paroquianos aderiram, pois eram mais os visitantes que os locais. Nessa noite tive receio que outros eventos que iriam acontecer tivessem igual aceitação. Felizmente enganei-me, quando o conselho económico levou a efeito uma peregrinação a Fátima, deu-se uma forte adesão. Viveu-se um grande convívio entre todos nesta manifestação de fé.
Jamais esquecerei, aquela tarde em que o Dr. Carlos Querido nos honrou com uma extraordinária intervenção com o lançamento do livro Salir D`Outrora. Dia esse, em que a paróquia esteve presente e soube receber tantos e tantos visitantes.
As pessoas não abandonam aqueles que trabalham, tirando os seus tempos livres, o seu tempo de descanso e se põe ao serviço de toda a comunidade. E isso, foi mais uma vez provado nos últimos festejos de Santo Antão. Todos se uniram ao Conselho Económico trabalhando e preocupados numa estreita colaboração para que tudo corresse bem.
Quanto ao almoço do passado domingo, dia 24, também foi mais uma confirmação da unidade que existe entre todos os paroquianos e o Conselho Económico.
É tudo que nos anima, porque apesar das contrariedades que por vezes surgem, é esta confiança que as pessoas depositam em nós, que nos faz sentir que vale a pena sacrificarmo-nos para o bem social da nossa paróquia. É isto que nos dá alento para avançarmos na concretização dos nossos planos para que, amanhã, outros se orgulhem de nós como, hoje, nós nos orgulhamos dos nossos antepassados. É neste sentido, que trabalhamos renovando a equipa com elementos mais jovens, para que assim possamos prosseguir o nosso projecto. Que poderá parecer ambicioso, mas achamos que vale a pena lutar para concretizarmos um sonho.
Porque sonhar é Viver!

Carlos Sábio


Almoço Convívio de 24 de Fevereiro 2008



Uma Celebração Diferente

Nos últimos anos tem vindo a ser celebrada Missa no dia 2 de Fevereiro, dia em que se celebra a Apresentação de Jesus no Templo.
Todas as crianças que foram baptizadas na nossa Paróquia durante o ano anterior foram convidadas a estarem presentes.
Para mim não foi novidade, visto já ser habitual participar no grupo coral, mas este ano foi especial pois respondi ao convite que me fizeram e levei a Leonor comigo. À semelhança de Maria, também eu e o Ricardo, levamos a Leonor ao templo para apresenta-la ao Senhor.
Para ela foi uma festa, tendo em conta que podia fazer barulho sem ninguém a mandar calar; e como ela, muitas outras crianças lá estavam fazendo coro umas com as outras. Foi, sem dúvida, uma celebração muito animada. A homilia do Padre Eduardo, os cânticos,... tudo estava adequado à celebração que terminou com o cântico “ Amar como Jesus Amou”, entoado por todos os presentes, que fizeram questão de sair apenas após este ter terminado.

Sílvia Sábio

Sem comentários: