domingo, maio 06, 2007

Via Sacra representada
























VIA SACRA

Este mês, vamos mostrar-vos algumas opiniões sobre a Via Sacra que realizámos no passado dia 6 de Abril, como também diversas fotografias captadas.


Na minha opinião, a Via Sacra que (nós, o grupo de jovens de Salir de Matos) realizámos foi um êxito, não só pela representação, mas sobretudo porque nos enriqueceu psicologicamente, e nos fez pensar em tudo o que Jesus passou para nos salvar; e também nas tantas vezes nos esquecemos disso e voltamos a pecar.
Gostei muito de a realizar porque foi uma experiência nova para mim, embora exigisse muito trabalho da nossa parte como também da Paula Rebelo e da Estela Costa que se disponibilizaram para nos ajudar, embora nalgumas situações nós, os jovens, estivéssemos mais na brincadeira do que propriamente a prestar atenção ao ensaio. E lá tinham elas de nos chamar à atenção para esse facto, mas no final tudo acabou por correr bem. Todavia, antes da Via Sacra começar, o nervosismo nas nossas caras era mais do que evidente!
Para finalizar eu queria agradecer a todas as pessoas que nos vieram ver e ajudar, bem como ao Carlos Rocha que disponibilizou o seu equipamento de som.
Marco Caetano

Penso que esta iniciativa do grupo de jovens foi mais do que uma mera representação da Paixão de Cristo, foi o transportar das pessoas que assistiram para o mundo em que Jesus foi julgado e morto, pois apesar de terem passado 2000 anos pouco mudou no coração dos homens.
Reparei que muitas dessas pessoas conseguiram sentir o sofrimento de Jesus espelhado nos olhos do João assim como a frieza e o gelo nos corações daqueles que o acusavam e maltratavam, por momentos parecia que eram as angústias e as frustrações de todos nós ali presentes que empurravam Cristo para o Calvário. Pois acho que, de alguma forma, esta representação fez com que as pessoas pudessem viver a Páscoa com mais sentido e a transformassem numa “Passagem”, aliviando assim o peso da Cruz de Jesus.
Eu pessoalmente adorei a experiência, pois consegui entender mais verdadeiramente todos os sentimentos e frustrações dos intervenientes na dura caminhada que levou Jesus à morte e ressurreição, assim como também percebi melhor o chamamento que Jesus nos faz à penitência durante a Quaresma. Só depois de uma vivência muito forte da fé é que o nosso coração está preparado para a alegria da ressurreição.
Obrigado às pessoas que tornaram possível este momento magnífico, pois muito deixaram a sua vida pessoal para nos ajudar em especial a Paula e a Estela uma grande obrigado! Acho que valeu a pena todo o esforço.
Cheila Roça

Neste artigo vou tentar explicar o que senti ao representar a morte de Jesus Cristo. Foi uma sensação que ao encarnar a personagem nos dá, por um lado, muita confiança mas, por outro, dá-nos a pressão e os nervos que se fizeram sentir antes de subir para o adro da igreja, onde se deu inicio à representação. Apesar de de nos termos esforçado e de nos termos empenhado ao longo dos ensaios, eu sempre achei que faltava algo mais para completar a minha personagem. Não sou muito amante de participar em teatros, e de ser a personagem principal, porque não me sinto à vontade com os olhares do público virados para mim, no entanto quando me convidam para tal, eu tento sempre dar o meu melhor para que tudo fique perfeito e que qualquer erro que possa surgir não se note.
O resultado acho que foi muito positivo visto que no final várias pessoas vieram dar os parabéns não só a mim, mas a todos os jovens que colaboraram com o grupo de jovens, a meu ver este fo,i de novo e sem duvida, um projecto com sucesso realizado na nossa paróquia.
Para além de tudo isto ser um teatro nós, como cristãos, sentimo-nos, mais uma vez, mais perto de Deus, e foi uma experiência que nos fez aumentar a fé. Para mim foi mais um desafio que na nossa caminhada, foi superado com sucesso.
Por fim, agradeço a atenção da Teresa Paula e da Estela Costa, que nos ajudaram muito a desempenhar os nossos papéis e ainda ao Carlos Rocha por disponibilizar e resolver todas as questões ligadas com o som. Agradeço ainda a todas as pessoas que estiveram presentes na tarde de Sexta, no largo da igreja. Obrigada.
João Brás

1 comentário:

Anónimo disse...

bom comeco