sexta-feira, junho 08, 2007

COMUNIDADE

Vigília de Pentecostes

Este ano os jovens voltaram a dinamizar a Vigília de Pentecostes, felizmente, bem mais participada que no ano passado. Para além do testemunho dos jovens, que pode ler no Spot Juvenil, tivermos o testemunho de alguns adultos, que passamos a transcrever:

“ A Paula, à saída da Missa, pediu-me para dar um testemunho de como senti e vivi a Vigília de Pentecostes dos nossos jovens Paroquianos. Representou para mim um aprender, um conhecer e um receber Jesus na minha vida.
Senti a falta das nossas crianças mais novas, seria bom para elas viverem esta sensação extraordinária do Espírito Santo, como os nossos jovens se deixaram envolver por Ele.
Que a experiência destes jovens ajudem outros jovens a abrir o coração e aceitem Jesus como salvador e Rei universal.

Olívia Baptista Norberto

Apesar de não ser a primeira vigília, foi a primeira em que estive presente.
Esta vigília fez-me lembrar as reuniões de jovens em que participei há alguns anos.
Estão de parabéns todos os intervenientes, pela vigília e pela forma como conseguiram que todos os presentes participassem.
Parabéns.
Manuela Casimiro

Não posso deixar de fazer um comentário ao “nosso” grupo de jovens. Até porque, como fui eu que inicialmente os contactei para formarem este grupo, vejo-me no “direito” de os congratular a todos pela força e o dinamismo que têm tido. Claro que, isto tudo tem como base a disponibilidade da nossa querida Estela que, apesar de estar longe, se prontificou para os acompanhar.

Para além de se reunirem mensalmente, têm estado sempre activos na freguesia: foi no Sto. Antão com a ajuda preciosa que deram, foi na Quaresma com a representação e vivência da Paixão e agora no Pentecostes. Apesar do esforço acho que valeu bem a pena!
Esta última celebração que fizemos, a Vigília de Pentecostes, mostrou-nos bem a força do Espírito do Amor. Apesar de termos os ensaios, nessa altura nunca conseguimos ter nenhuma vivência, é apenas um ensaio e nada mais! É engraçado que até me divirto bastante com a força interior deles, sempre alegre e bem disposta e cheia de “disparates” divertidos, próprios dos jovens. Mas depois, chegámos ao dia “D”, e é aí que aproveitamos ao máximo. É essa vivência que nos enche a alma e nos compensa de tudo.
A Vigília tocou-me bastante. Acho que o Espírito Santo estava mesmo nos nossos corações, ou , pelo menos no meu, porque “vibrei” e emocionei-me muito com a celebração, tendo o seu auge quando demos todos as mãos cantando o “Pai Nosso”. Tenho a certeza que ali pairava o Espirito Santo, o Espírito do Amor! Por momentos, deu-me a sensação que o mundo poderia ser assim!...
Por este momento tão especial que me proporcionaram a mim e a quem o viveu tão intensamente como eu, quero agradecer a todos, mas de um modo particular aos jovens, ao nosso querido Padre Eduardo que bem se esforça e está sempre pronto para “tudo”, ao coro, em especial à Anabela, e à nossa Estela, que não esteve presente fisicamente na celebração, mas esteve lá.

Eu sei que não estamos na escola, nem no trabalho, mas apesar disso, apetece-me dizer aos jovens: Parabéns! Portaram-se lindamente!
Acho que toda a freguesia deverá estar orgulhosa com os nossos jovens porque mostram um futuro mais saudável, dinâmico e mais risonho.
Continuem assim, força!
Paula Rebelo





























Dia 10 de Junho
Visita do Sr. Cardeal Patriarca
Programa:



11h15m - Acolhimento de Sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca.
11h30m - Celebração solene da Santa Missa.
12h45m - Descerramento de uma lápide comemorativa do evento.
13h - Almoço para inscritos e autoridades convidadas.
14h30m - Inauguração da exposição de arte sacra na casa paroquial.
18h – Palestra pelo Meritíssimo Juiz Dr. Carlos Querido e apresentação do seu livro “Salir D’Outrora”.
19h30m - Porto de Honra.


Festejo de Santo António
No dia 13 de Junho, festeja-se o Dia de Santo António, o padroeiro da Paróquia de Salir de Matos. Sendo assim, no Domingo seguinte, dia 17, irá celebrar-se Missa de Festa na Igreja Paroquial, habitualmente às 11h30m, seguida de Procissão. Após os Festejos religiosos, será oferecida a já tradicional Sardinhada, para todos os Paroquianos, amigos e visitantes, este ano com música ambiente e, sempre, com muita boa disposição. Não falte!

Sem comentários: