quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Comunidade


Festa de Santo Antão... a Procissão.

Nas muitas dezenas de anos em que já se realiza a Festa de Sto Antão um dos pontos fortes da festa religiosa é, sem dúvida, a Procissão. Num tempo em que cada vez menos existem este tipo de manifestações de Fé e onde se questiona cada vez mais a sua importância, a verdade é que esta se mantém, acima de tudo, como testemunho da continuação da tradição. E o que é realmente bonito de ver é como a tradição se vai alterando, quando se observa um número crescente de mulheres que “carregam os andores”, quando esta era quase sempre uma tarefa masculina. É de salientar também a maior participação de jovens e crianças. Este ano, com a colaboração do Pedro Costa, fizemos uma reportagem fotográfica deste momento singular que poderá ver na íntegra no blog do jornal Paroquial, infelizmente só para quem tem acesso à Internet.
A Procissão de Sto Antão tem início no dia anterior com a retirada dos andores e dos estandartes e a preparação dos andores com flores, tarefa essa que consome muitas horas de trabalho. No dia seguinte, após a Missa Paroquial, as pessoas vão-se aproximando do altar e distribuem-se as tarefas a executar durante a Procissão. Na rua, as pessoas vão-se organizando em duas filas laterais, atrás dos estandartes, das crianças e mulheres que carregam as lanternas e outras imagens religiosas, os andores e o sacerdote, acompanhado pelos acólitos. No final da Procissão vai sempre a Banda, que há já alguns anos é a Banda Filarmónica que executa algumas músicas durante o Cortejo.
Há ainda a salientar o grupo de mulheres que carregam à cabeça as Fogaças, uma tradição que quase morreu, havendo anos em que só havia uma ou duas, mas, felizmente, voltou a ter bastante participação por parte dos Lugares da Freguesia. A Fogaça é um bolo conhecido como um pão doce feito com farinha, açúcar, manteiga, ovos, limão e sal. A sua forma é interessante: uma forma arredondada, encimada por quatro bicos que representam as quatro torres do castelo. Reza a história deste doce que, por volta dos séculos XV e XVI Portugal sofreu uma grande epidemia, a peste. O povo sofreu os seus efeitos. A doença, a fome e a morte levaram-no a erguer as mãos para o Céu e fizeram uma promessa: se Deus através de S. Sebastião libertasse o povo daquela desgraça, todos os anos seria feita uma procissão onde raparigas honestas e pobres da vila transportariam o pão (Fogaça) à cabeça que seria oferecido às gentes necessitadas. Talvez tenha sido esta a origem desta tradição em Salir de Matos.

Tocam os sinos da torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.
Mesmo na frente, marchando a compasso,
De fardas novas, vem o solidó.
Quando o regente lhe acena com o braço,
Logo o trombone faz popó, popó.
Olha os bombeiros, tão bem alinhados!
Que se houver fogo vai tudo num fole.
Trazem ao ombro brilhantes machados,
E os capacetes rebrilham ao sol.
Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.
Olha os irmãos da nossa confraria!
Muito solenes nas opas vermelhas!
Ninguém supôs que nesta aldeia havia
Tantos bigodes e tais sobrancelhas!
Ai, que bonitos que vão os anjinhos!
Com que cuidado os vestiram em casa!
Um deles leva a coroa de espinhos.
E o mais pequeno perdeu uma asa!
Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Vai passando a procissão.
Pelas janelas, as mães e as filhas,
As colchas ricas, formando troféu.
E os lindos rostos, por trás das mantilhas,
Parecem anjos que vieram do Céu!
Com o calor, o Prior aflito.
E o povo ajoelha ao passar o andor.
Não há na aldeia nada mais bonito
Que estes passeios de Nosso Senhor!
Tocam os sinos na torre da igreja,
Há rosmaninho e alecrim pelo chão.
Na nossa aldeia que Deus a proteja!
Já passou a procissão.

Letra: António Lopes Ribeiro
Intérprete: João Villaret
















1 comentário:

Anónimo disse...

Olha a imagens de mais uma festinha!!!Tao muito fixe as fotos de mais um Santo Antao.
Bem, mas o meu comentario tem o objectivo de dar os parabens a todos os que contribuiram para o "Dia do Senhor" ja va no 7ºaniversario...a todos muitos parabens e continuem assim a dar informação do que de melhor acontece na nossa paroquia!Parabens ao "Dia do Senhor"
Ate sempre