quinta-feira, fevereiro 01, 2007

Conto do mês

Conta uma lenda dos índios sioux que, certa vez, Touro Bravo e Nuvem azul chegaram de mãos dadas à tenda do velho feiticeiro da tribo e pediram:
Nós amamo-nos e vamos casar. Mas amamo-nos tanto que queremos ficar sempre juntos, até à morte. Que conselho nos dá para ficarmos sempre um ao lado do outro?
E o velho, emocionado ao vê-los tão jovens, tão apaixonados e tão ansiosos por uma palavra, disse: Tu, Nuvem Azul, deves escalar o monte ao norte da aldeia, caçar o falcão mais vigoroso apenas com uma rede e trazê-lo aqui, com vida. E tu, Touro Bravo, deves escalar a montanha do trono, apanhar a mais brava de todas as águias somente com uma rede e trazeres-ma viva! Os jovens abraçaram-se com ternura e logo partiram para cumprir a missão. E cumpriram-na. E agora, o que faremos? Perguntaram os jovens. Peguem nas aves e amarrem uma à outra pelos pés. Quando estiverem amarradas, soltem-nas para que voem livres. Respondeu o ancião.
Eles fizeram o que lhes foi ordenado e soltaram os pássaros. A águia e o falcão tentaram voar, mas conseguiram apenas saltar pelo terreno. Minutos depois, irritadas pela impossibilidade do voo, as aves arremessaram-se uma contra a outra, bicando-se mutuamente. Então o velho disse: O meu conselho é que nunca esqueçam isto que estão a ver. Vocês são como a águia e o falcão. Se estiverem amarrados um ao outro, ainda que por amor, não só viverão arrastando-se como também, cedo ou tarde, começarão a ferir-se mutuamente. Se quiserem que o amor entre vocês perdure voem juntos mas jamais amarrados.

Sem comentários: