sexta-feira, novembro 30, 2007

Cantinho da catequese

Concurso de Presépios para todos os paroquianos

Neste ano, e durante esta época Natalícia, os catequistas resolveram inovar com a ajuda das ideias do Pedro Costa. Sendo assim, vamos dar uma folga ao tradicional cabaz de Natal e propomos um desafio à comunidade da Paróquia de Salir de Matos, para o qual contamos também com a ajuda do nosso grupo de jovens.
Gostaríamos que participassem num concurso de presépios, feitos na rua: no jardim das suas casas, num alpendre ou varanda, num bocadinho de um terreno, enfim, onde tiverem um pequeno espaço. Quem quiser aceitar este desafio, terá de dar o nome, a morada e o nº telefone a qualquer catequista, até dia 23 de Dezembro, para que se possa organizar depois uma visita de um júri para fotografar e avaliar o presépio. Nesta visita do júri não será preciso estar alguém em casa. Dêem asas à vossa imaginação e concorram porque se o fizerem terão depois uma surpresa na véspera dos Reis.
No dia de Reis, dia 6, vai ser dito qual foi o presépio vencedor. De qualquer das formas, há que não esquecer que o importante é participar e dar mais sentido a este Natal com o nascimento do Menino em nossas casas. Por essa razão, o presépio que tiver junto uma árvore de Natal será automaticamente desclassificado.

Actividade das crianças da catequese


Foi proposto às crianças da catequese que oferecessem a uma criança com menos possibilidades aquele brinquedo tão especial e de que gostam muito. Será uma forma de se habituarem a partilhar com os outros algo de si mesmos, algo de valor para eles porque é dando aquilo que nós gostamos que tomamos verdadeiramente o sentido da partilha e o valor das coisas. Desta forma, até dia 8 (dia em que haverá catequese, e não dia 9), têm de trazer um brinquedo para que os catequistas possam preparar tudo e os fazer chegar ao Pai Natal. Em princípio no dia 26 ele irá distribuir os presentes pelas crianças mais carenciadas para que elas também possam sentir um pouco da alegria de receber.

A catequese espera, desta forma, despertar mais ainda o verdadeiro sentido do Natal e sacudir todas as futilidades que existem em redor do nascimento do Menino Jesus. Assim, esperamos que Este Menino nasça em todas as casas, principalmente, em todos os corações.
Um Santo e Feliz Natal para todos!

Pela catequese,
Paula Rebelo


O Natal visto pelas Crianças da catequese

1º Volume
(grupo da Manuela)
- Prendas...
- Estação do ano em que todas as pessoas trocam alguma coisa...
- Jesus aparece no Natal...
- Árvore de Natal e Presépio...
- O Pai Natal dá prendas...
- O Pai Natal não existe... quem dá as prendas são as pessoas... os pais...
os avós...
- Quando neva e faz muito frio...


(Grupo da Liliana)
Nós gostaríamos que o Natal fosse mágico. Que não existissem pobres, tristeza, guerra e pessoas egoístas. Desejamos que todos sejam felizes.


Feliz Natal para todo o mundo, em especial os mais pobres. E um feliz aniversário para Jesus. 2º volume

3º Volume
(Grupo do Zé) – O Natal para mim é um momento de paz. Não interessam as prendas porque o mais importante é estarmos reunidos com a família e celebrarmos o nascimento de Jesus.
(Grupo da Graça) – O Natal é altura de Amor, Paz e Alegria. Vamos todos ajudar a respeitar e dar carinho a todos os que precisam não só no Natal, mas em todos os dias do ano. O 3º volume deseja um Feliz Natal a todos.


Que a chegada do redentor traga consigo o amor, a paz e a alegria e mude os nossos corações para melhor amar Jesus!" 4º volume


Para o 5º volume, o Natal é nascimento de Jesus, quando estamos reunidos com a família para o festejar. No fundo, o Natal é estar com Jesus e com a família (de quem também recebemos prendas). Por isso, o 5º volume deseja a todos um Natal cheio de Paz e Felicidade. FELIZ NATAL!


A IMPORTÃNCIA DO NATAL
No Natal todas as pessoas esquecem-se que é graças ao nascimento de Jesus, que festejam o Natal, mas ninguém lhe canta os parabéns, porque só se interessam pelas prendas e pela comida.
Cabe a cada um de nós através do nosso bom
exemplo, mostrar aos outros o verdadeiro sentido do natal, aonde o mais importante não é o consumismo a que nós estamos habituados.
Convidamos todas as pessoas para que se lembrem de Jesus, antes de abrirem as inúmeras prendas à meia noite, cantando-lhe ao pé do presépio os parabéns e desta forma festejar o aniversário mais celebrado no mundo inteiro, sem nos esquecer do verdadeiro aniversariante JESUS.
7º Volume


O 8º volume deseja a toda a Paróquia um Santo e Feliz Natal e, não se esqueçam que o verdadeiro sentido do Natal é o nascimento de Jesus e não dar e receber presentes.


O Natal têm diferentes maneiras de ser vivido. Para uns é só e apenas receber presentes, para outros é o dia em que a família se reúne.
Na realidade, todos gostamos e muito de receber presentes, mas não é o essencial, o importante é estarmos com aqueles que mais gostamos, partilhando a felicidade que é o Nascimento de Jesus.
O 9º Volume deseja que todos encontrem o verdadeiro sentido de Natal e o vivam com muito Amor, Saúde, Paz e Alegria.


- Gostaríamos que neste Natal todas as pessoas tivessem uma família com quem pudessem reunir e conviver, para receber o menino Jesus nos seus corações.
Que o Natal deixe de ser uma época gélida e sem sentimentos mas que seja para todos, o verdadeiro sentido da mensagem de paz e harmonia de Jesus.
O 10º volume deseja que este Natal seja muito “quentinho” para todos.
10ºVolume

Sem comentários: