quinta-feira, novembro 08, 2007

Editorial

Por Pe Eduardo Gonçalves

No passado dia 28 de Outubro, reuniu-se o Conselho Pastoral Paroquial, para fazermos uma reflexão sobre o ano transacto e programarmos o novo ano pastoral, já iniciado. Estiveram presentes muitos elementos, que por direito têm lugar no referido conselho. Também estiveram presentes os novos membros do Conselho Económico, para os próximos anos. Estes novos membros, como não podia deixar de ser, são muito bem-vindos, não só por trazerem novas ideias, como também, quando iniciarmos as obras prometidas, necessitarmos de mais gente para nos darem a sua colaboração. No início deste novo ano e no primeiro jornal, quero saudar os novos membros, e aos antigos prestar os meus agradecimentos em nome de toda a comunidade paroquial. Todos não somos demais para fazermos frente aos trabalhos, que espero, comecem depressa, depois de ultrapassadas as formalidades legais exigidas.
Fizemos uma retrospectiva do que foi o ano anterior, no qual demos início à comemoração dos 250 anos do restauro da nossa tão bela Igreja. Temos a consciência de termos cumprido o essencial do que havíamos projectado. Entre outras iniciativas recordamos a peregrinação a Fátima no dia 25 de Abril, bem como a presença de Sua Eminência o Senhor Cardeal Patriarca, que celebrou a missa solene, a exposição de arte sacra, bem como o lançamento do livro do Meritíssimo Juiz Dr. Carlos Marques. Até ao fim do ano, esperamos ainda realizar alguns eventos, caso seja possível. Gostaríamos que estivessem presentes os últimos párocos de Salir de Matos, dependendo da sua disponibilidade para estarem presentes no dia 9 de Dezembro.
Outro ponto que debatemos foi a organização da Festa de Santo Antão, que tem lugar nos próximos dias 12 e 13 de Janeiro de 2008. Foram trocadas várias e úteis ideias e opiniões a fim de que, a tempo e horas tudo possa decorrer como é, felizmente, costume.
Alguns movimentos presentes nomeadamente a catequese, por meio das catequistas deram-nos uma imagem de como a catequese já está a decorrer.
Uma das iniciativas que a mim, pessoalmente me agrada mais é a possibilidade de, na próxima Quaresma, realizarmos algumas conferências quaresmais: este é um meio de aprofundarmos a Fé e prepararmos a Semana Santa. Desejo que todos nos empenhemos nas iniciativas que só têm sentido se os paroquianos nelas participarem.
Para terminar não quero deixar de felicitar todos os participantes que deram seu contributo para o que foi um belo momento de oração: o TERÇO VIVO. Que saibamos encontrar momentos como este, que nos ajudam a aprofundar a Fé, ao mesmo tempo que são momentos muitos belos de ver e ouvir. A Beleza eleva-nos até Deus. Que Ele nos dê forças para, em comum, fazermos a nossa caminhada ao longo deste ano.

Sem comentários: