sexta-feira, dezembro 28, 2007

Cantinho da Catequese

A Catequese recomeça após a Festa de Santo Antão.



A catequese tem vindo a participar cada vez mais, de forma activa na nossa Paróquia, "assinalando a presença" das crianças e adolescentes nas celebrações eucarísticas, com cânticos, gestos, poemas, teatros, para além das diversas actividades que fazemos.
Este ano para assinalar o fim deste período, quisemos deixar uma mensagem de Natal a toda a comunidade, de uma forma dinâmica e apelativa, mostrando também como vivem as crianças de todo o mundo. Resumidamente, a mensagem que transmitimos foi para Jesus, não nascer na:
Europa porque estaria só e a ver TV; educar-lhe-iam para ser um homem de poder;
América porque ensinar-lhe-iam a ser superior aos outros, que tempo é dinheiro;
Africa porque nasceria infectado com a Sida, morreria de diarreia, ou acabaria como refugiado;
Ásia porque o poriam a trabalhar 24H por dia, a fazer produtos para as crianças de outros continentes usufruírem;
Oceania teria poucos meios de subsistência, doenças e educar-lhe- iam sobre um regime de opressão e terror;
Mas nascer, sim, no coração de cada um de nós, sejam ricos ou pobres, para que todos renasçam e se tornem construtores da justiça e fraternidade. É com este desejo e esperança de transformar o mundo para melhor que todos os catequistas desejam um Ano de 2008 repleto de Amor, Saúde, Paz e Alegria.
Pela Catequese
Sandra Sábio





"O 6ºVolume de Catequese espera que todas as pessoas passem o Natal junto das pessoas que amam, mas que também se lembrem daqueles que não têm família e que vivem na solidão.
FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO"




A missão dos catequistas na comunidade cristã

Ajudar na educação da fé
Dentre essas pessoas que actuam na comunidade, merece um destaque especial a figura do catequista, que tem como missão ajudar na educação da fé das crianças e adolescentes.
A catequese faz a ligação da fé à vida e, para que isso aconteça, o catequista deve sempre lembrar aos catequizandos a maneira como Deus se revelou a seu povo.
A catequese deve proporcionar uma análise, à luz da Palavra de Deus, dos acontecimentos e das situações que vivemos no quotidiano de nossas vidas. Com isso, permitem às crianças e adolescentes cultivarem um senso crítico da realidade para melhor amar a Jesus.
Essa missão não é fácil, principalmente quando olhamos a nossa volta e percebemos muitas coisas que tendem a tirar as crianças e os adolescentes do caminho de Deus. Os meios de comunicação, por exemplo, exercem um fascínio muito grande na vida desses pequenos e das suas famílias, que muito do que se ensina na catequese acaba sendo absorvido por falsos valores que os media vendem constantemente.

Desafios
Muitos são os desafios, mas os catequistas não devem temê-los, antes acreditar na graça de Deus, que lhes impulsiona a colaborar na evangelização. Servem-lhes, como sinal de esperança, as palavras do profeta: "Os que ensinam a muitos a justiça, brilharão para sempre como estrelas" (Dn 12,3).
Para que o catequista possa cumprir bem sua vocação missionária, duas dicas são importantes:

1) o cultivo da oração pessoal e comunitária, como forma de alimentar a mística e a vocação que abraça;
2) a preocupação com a sua formação, buscando um melhor aprimoramento, através de leituras de livros e revistas que tratem de assuntos variados de nosso quotidiano.
Além, é claro, de um estudo bíblico contínuo para entender a história da salvação e, com isso, mostrar a seus catequizandos a face amorosa de Deus.
Tudo isso poderá ser ampliado, se o grupo de catequistas da comunidade cultivar o hábito de reuniões que possibilitem a partilha das dificuldades, das conquistas e, principalmente, da alegria de poder servir à obra da evangelização.

Sem comentários: