sexta-feira, dezembro 28, 2007

Spot Juvenil

2008 – ANO INTERNACIONAL DO PLANETA TERRA

Já que 2008 é considerado o Ano Internacional do Planeta Terra, decidimos este mês dedicar parte do nosso espaço a este maravilhoso planeta.
A Terra é o terceiro planeta a contar do sol. É o maior dos quatro planetas telúricos e possui características que a tornam diferente de qualquer outro planeta: a existência de água e de uma atmosfera propícia à existência de vida. Ao contrário do que muitos pensam, a Terra não é redonda! Os seus pólos são ligeiramente achatados, devido ao efeito das forças rotacionais.
Dado que é nela que vivemos, devemos-lhe bastante respeito. Ultimamente, todos nós temos contribuído para o agravamento das suas condições, devido aos diversos tipos de poluição, que desencadeiam vários processos que alteram o seu equilíbrio natural, como por exemplo, o efeito de estufa.

ALGUMAS CURIOSIDADES SOBRE A TERRA:

Raio Orbital (em relação ao sol): 149 597 870 Km
Velocidade orbital média: 29,8 km/s
Diâmetro: 12 760 Km
Área: 5,10072×108 km²
Massa: 5,9742×1024 kg

Dicas para minimizar o aquecimento global:
• Substituir as lâmpadas incandescentes por lâmpadas de baixo consumo.
• Isolar bem a casa (portas e janelas, vidros duplos, etc…).
• Utilizar os transportes públicos, usar menos o carro.
• Não deixar aparelhos em stand-by, mas sim desligá-los.
• Separar e reciclar o mais possível.
• Não abrir o frigorífico durante muito tempo; descongelar o congelador de vez em quando, pois quando tem gelo acumulado gasta mais.


DISTRIBUIÇÃO DE BRINQUEDOS
Infelizmente, como na maioria dos lugares do mundo, moram também na nossa freguesia pessoas com certas dificuldades, nomeadamente económico-sociais.

O grupo da catequese, com a ajuda do grupo de jovens, da junta de freguesia e com o apoio do Jardim Infantil de Salir de Matos (Um obrigado à Clara pelo transporte!) decidiu espalhar um pouco de felicidade pela nossa freguesia, decidindo recolher brinquedos usados e, após a recolha, distribuí-los, no dia 22, pelas crianças mais necessitadas.
As famílias destas crianças passam por diversas dificuldades e nem sempre conseguem dar aos seus membros mais novos aquilo que eles realmente querem ou desejariam ter. Embora saibamos que o que entregámos poderá não ter sido o brinquedo idealizado por cada criança, sabemos que tornámos este dia especial para ela e só isso nos deixou bastante felizes.
Esperamos que surjam mais iniciativas idênticas a esta, já que são uma boa forma de ajudar o próximo a sentir-se um pouco melhor!


A Equipa do ‘Spot Juvenil’ deseja a todos os leitores um óptimo 2008!

Sem comentários: