sexta-feira, dezembro 28, 2007

Liturgia

Ano A
1 de Janeiro – Santa Maria Mãe de Deus
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Lucas

Naquele tempo, os pastores dirigiam-se à pressa para Belém e encontraram Maria e José, e o Menino deitado na mangedoira. Assim que O viram, começaram a contar o que lhes tinham anunciado sobre aquele Menino. E todos os que ouviram se admiraram com aquilo que os pastores lhes disseram. Maria fixava todas estas palavras e pensava nelas no íntimo do coração. Então, os pastores regressaram e davam glória e louvores a Deus, por tudo o que tinham visto e escutado, conforme o que lhes haviam dito. Quando chegaram os oito dias de o Menino ser circuncidado, deram-Lhe o nome de Jesus, indicado pelo Anjo antes se ter sido concebido.
Palavra da Salvação.

6 de Janeiro – Epifania do Senhor
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus

Tinha Jesus Nascido em Belém da Judeia, nos dias do rei Herodes, quando apareceram em Jerusalém uns Magos vindos do Oriente. Perguntaram eles: «Onde está o Rei dos judeus, que acaba de nascer? Nós vimos a Sua estrela no Oriente e viemos para nos prostrarmos diante d’Ele». O rei Herodes ouviu e ficou perturbado, e, com ele, toda a cidade de Jerusalém. Reuniu todos os sumos sacerdotes e escribas do povo e informou-se junto deles onde havia de nascer o Messias. Eles disseram-lhe: «Em Belém da Judeia, que assim está escrito pela mão do profeta: ‘E tu, Belém, terra de Judá, nem por sombras és a mais modesta entre as cidades principais de Judá, pois de ti sairá um chefe, que será pastor de Israel, Meu Povo.’» Então Herodes mandou chamar secretamente os Magos e pediu-lhes informações precisas sobre tempo em que aparecera a estrela. Depois, enviou-os a Belém e disse-lhes: «Ide obter informações precisas do Menino. E avisai-me, quando O encontrardes, para eu ir também prostrar-me diante d’Ele». Ouvido o rei, puseram-se a caminho. E eis que a estrela que tinham visto no Oriente seguia à frente deles e foi deter-se por cima do lugar onde estava o Menino. Ao verem a estrela, sentiram enorme alegria. Entraram na casa, viram o Menino com Maria, Sua Mãe, e, caindo de joelhos, prostraram-se diante d’Ele. Depois abriram os seus tesoiros e ofereceram-Lhe presentes; oiro, incenso e mirra. E, avisados em um sonho, de que não voltassem à presença de Herodes, regressaram à sua terra por outro caminho.
Palavra da salvação


13 de Janeiro – I Domingo do Tempo Comum
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus

Naquele tempo, Jesus chegou da Galileia e veio ter com João Baptista ao Jordão, para ser baptizado por Ele. Mas João opunha-se e dizia: «eu preciso de ser baptizado por Ti, e és Tu que vens ter comigo?» Jesus respondeu-lhe: «deixa por agora, que assim nos convém cumprir tudo o que deve ser feito». João deixou então que Ele viesse. E Jesus, depois de baptizado, logo subiu da água. Nisto, os céus abriram-se, e Jesus viu o Espírito de Deus, que descia como uma pomba e vinha sobre Ele. E dos céus uma voz dizia: «Este é o meu filho muito amado: n’Ele pus o meu enlevo».
Palavra da salvação.

20 de Janeiro – II Domingo do Tempo Comum
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. João

Naquele tempo, João Baptista viu Jesus, que lhe vinha ao encontro, e exclamou: «Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo. Era d’Este que eu dizia: ‘Depois de mim vem um homem que passou à minha frente, porque era antes de mim.’ E eu não O conhecia, mas para Ele Se manifestar a Israel é que eu vim baptizar com água.» João deu mais este testemunho: «Eu vi o Espírito Santo a descer do Céu como uma pomba e permanecer sobre Ele. E eu não O conhecia, mas quem me enviou a baptizar com água é que me disse: ‘Aquele sobre quem vires o Espírito Santo descer e permanecer é que baptiza no Espírito Santo.’ Ora eu vi, e atesto que Ele é o Filho de Deus.»
Palavra da Salvação.

27 de Janeiro – III Domingo do Tempo Comum
Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo segundo S. Mateus

Naquele tempo, Jesus ouviu dizer que João Baptista havia sido entregue à prisão e retirou-Se para a Galileia. Deixou Nazaré e foi instalar-Se em Cafarnaum, terra à beira mar, no território de Zabulão e Neftali. Assim se cumpria o que o profeta Isaías anunciara, ao dizer: «Terra de Zabulão e terra de Neftali, estrada do Mar, Além-Jordão, Galileia dos Gentios: O povo que vivia nas trevas avistou uma grande luz, e para aqueles que estavam na sombria região da morte uma luz se levantou.» A partir de então, Jesus começou a pregar e a dizer: «Arrependei-vos, pois o Reino de Deus está próximo.» Caminhando ao longo do mar da Galileia, viu dois irmãos, Simão que é chamado Pedro, e seu irmão André, os quais lançavam ao mar uma rede, pois eram pescadores. Disse-lhes Jesus: «Vinde e segui-Me, e farei de vós pescadores de homens.» Eles deixaram logo as redes e seguiram-No. Ao prosseguir dali, viu dois outros irmãos, Tiago filho de Zebedeu, e seu irmão João, que estavam no barco, na companhia do pai, Zebedeu, a consertar as suas redes. E chamou-os. Eles deixaram logo o barco e o pai e seguiram-No. Depois, começou a percorrer toda a Galileia: ensinava nas sinagogas daquela gente, proclamava a Boa Nova do Reino e curava todas as doenças e todos os padecimentos, entre o povo.
Palavra da Salvação.

Sem comentários: