sexta-feira, dezembro 28, 2007

COMUNIDADE

No passado dia 9 de Dezembro deram-se por terminadas as Comemorações dos 250 anos da reconstrução da nossa Igreja, com a participação muito especial de 3 padres que passaram pela nossa paróquia, o Pe Naia, o Pe Abílio de Matos e o Pe Mota. Foi uma cerimónia de recordações do passado, seguida de um alegre convívio no Salão Paroquial. Deste ano de comemorações recordamos, logo na passagem de ano as 250 badaladas tocadas no sino da torre da Igreja, concerto de música sacra, Peregrinação Paroquial a Fátrima, missa e colocação de pedra, presidida pelo Sr. Cardeal Patriarca, o lançamento do livro “Salir D’Outrora”, do Dr Carlos Marques, a exposição de Arte Sacra da nossa Paróquia, a representação da Via-Sacra e do Terço Vivo, o Festival de Memórias e a Missa de encerramento com a presença dos padres que por cá passaram. Foi um ano em cheio, onde mais uma vez os paroquianos mostraram a sua enorme capacidade de união na realização de grandes feitos.
Concerteza que o término das Comemorações não significará a estagnação de actividades paroquiais.
Estela Costa


Quer na nossa vida particular e familiar, quer na vida das comunidades a que pertencemos, que têm para nós um particular sentido e que marcam a nossa existência privada ou social.
Estamos a terminar um ano que, para nós, comunidade de Salir de Matos, teve um especial sentido e que, segundo creio, veio dar um novo alento ao nosso viver em comunidade cristã. Mesmo as pessoas que não praticam a sua Fé, viveram alguns desses momentos. Como certamente já entendemos, estou a falar-vos da celebração dos 250 anos da restauração da nossa Igreja. Nem todos tivemos a mesma vivência desta realidade, mas creio que todos sentimos nesta freguesia, que temos um passado, que descobrimos ser muito mais rico do que ousávamos imaginar. Nesta freguesia já viveram antes de nós muitas e muitas gerações de antepassados.
Se pudessem vir novamente a este mundo o que diriam de nós? Soubemos guardar os valores materiais e sobretudo espirituais que nos legaram? Somos dignos do esforço que eles, durante séculos nos deixaram?
Creio que todos estamos de acordo, que os tempos de hoje, pouco têm a ver com os séculos passados: temos uma nova maneira de encarar a vida, a cultura, numa palavra, a vida. Não seríamos dignos deles se teimosamente quiséssemos manter as coisas e valores inalterados: o tempo vai moldando para bem ou para mal, o decurso dos anos e dos séculos. Querermos viver agarrados a tradições de outrora, seria estarmos a desperdiçar o nosso tempo. Nem vale a pena (coisa que por vezes nós mais velhos fazemos ...) dizer que quando éramos crianças, uma sardinha tinha que chegar para dois ou três... Seria muito mau querermos viver na fome ou na ignorância, como se essas tristes realidades, resolvam alguma coisa.
Mas todos devemos concordar que há valores que são de todos os tempos e lugares, sob pena de perdermos a nossa identidade como seres humanos e cristãos. A honestidade, a honradez, o amor à verdade, etc., são nosso mundo ocidental, de tal modo marcado pelos valores cristãos, que mesmo as pessoas não praticantes, agnósticas ou ateias, não se podem eximir ao seu cumprimento.
Nunca os homens foram tão instruídos como agora, todas as crianças sabem ler e escrever, os seus direitos são respeitados (ou deviam ser...) Com verdade podemos dizer que somos mais felizes do que aqueles que trabalhavam de sol a sol, que tinham uma esperança de vida muito inferior à nossa? Deste ano gostavam que, entre outros propósitos, ficasse a certeza de que estas comemorações deixassem em nós um maior sentido da responsabilidade a fim de legarmos aos nossos sucessores um mundo mais fraterno, mais humano, mais cristãos. Assim valeu a pena comemorar e tornar presentes os 250 anos de Salir de Matos.
Pe Eduardo Gonçalves














FESTA DE SANTO ANTÃO
Calendário das actividades:

- Corte das carnes: 2 de Janeiro
- Enchimento dos chouriços, dia 5 de
Janeiro.

Festa 12 e 13 de Janeiro

Programa:
Sábado, dia 12

16h - Abertura do arraial
À noite, Baile com OS LORD’S

Domingo, dia 13

11.30h – Missa de Festa, seguida de procissão, seguida da actuação da Banda Filarmónica Comércio e Indústria de Caldas da Rainha.

Durante a tarde:
Actuação do Grupo de Cantares da casa de Pessoal do C.H.C.R.

Festival de Acordeão com a presença de 6 acordeonistas).

À noite, Baile com os LORD’S.

Sem comentários: