sexta-feira, novembro 30, 2007

SPOT JUVENIL

O NATAL ESTÁ À PORTA!
POR PEDRO SANTOS

Estamos no início de Dezembro. Contudo, já há um mês que ouvimos falar no tão esperado Natal. Família reunida, paz, fraternidade, solidariedade entre Homens são diversos objectivos humanos que se pretende fazer chegar a cada um através do Natal. Se é isto então o mais importante, porque é que só agora e através deste meio é que vos é chegada esta mensagem? Aposto que na televisão ainda não ouviram falar disto.
Se o Natal é difundido meses antes de acontecer, é porque de facto esta época é bastante importante. Importante, mas em duas vertentes: a vertente humana e a económica.
O que é de facto anunciado é o nascimento dos lucros das grandes empresas, em oposição ao nascimento de Jesus Cristo. É triste, pois o que devia ser comemorado era a festa cristã. Então depois, como gesto simbólico, a oferta de pequenos presentes, tal como os Reis Magos fizeram; todavia, o exagero que a nossa sociedade fez crescer era totalmente dispensável.
Por vezes, as famílias ficam endividadas porque gastam o seu salário nos grandes presentes; o mais triste ainda é que por vezes acabam por passar fome devido às extravagâncias que realizaram no ‘mês passado’. Vamos assim, neste Natal, tentar transmitir a verdadeira mensagem que nem todos conseguem receber entender. Bom Natal a todos!



FESTIVAL DE MEMÓRIAS
POR ANDREIA SANTOS
Mais um grande evento para se juntar ao leque das comemorações dos 250 anos da reconstrução da Igreja de Salir de Matos.
No passado dia 17 de Novembro, no salão de Cabreiros, realizou-se um festival de canções.
Porém, não foi um festival da canção a que estamos habituados, com vedetas, estrelas, ou até mesmo pessoas famosas, porque os participantes foram todos os que quiseram elevar as vozes a Deus!
Depois de rebuscar nos baús antigos das memórias, encontrámos empoeiradas algumas das músicas que encantaram em festivais da canção cristã, feitos por pessoas da nossa Igreja, e outras de um festival do ambiente, anteriormente realizado, com mensagens de protecção da natureza.
Isto só poderia culminar numa grande festa, em que grande parte das músicas foram interpretadas pelos mesmos que em anos atrás tinham participado nos festivais do mesmo âmbito.
Para um final perfeito, o grupo de jovens de Salir de Matos, como grandes amantes das guitarradas e da música cristã, participaram também neste festival. Foi ao som da música “Passo a Passo”, ao ritmo da bateria e das guitarras que mais uma vez demonstraram a alegria em seguir os trilhos do Senhor. Este aglomerado e todo este ambiente musical contribuiu, desta forma, para mais um dos momentos de grande convívio e alegria.
Desde já, não posso deixar de agradecer à organização deste evento, e a todas as pessoas que participaram nele; mais uma vez se provou que a Igreja não é apenas aquele edifício do qual se comemora 250 anos de reconstrução, a Igreja também somos todos nós!



A ORIGEM DA PALAVRA NATAL EM VÁRIAS LÍNGUAS:
Latinas – natividade; nascimento.
Inglês (Christmas) – missa de Cristo (Christ Mass).
Alemão (Weihnachten) – noite bendita.


“Dá que pensar….”
Banca de Deus
Uma mulher entrou num mercado e viu, para surpresa sua, que Deus também tinha uma banca.
- Que vendes aqui? – perguntou.
- Tudo o que o coração quiser respondeu Deus.
Quase não acreditando no que estava a ouvir, a mulher foi pedindo:
- Desejo paz de espírito, amor, felicidade, sabedoria, não só para mim mas para toda a gente.
Deus sorriu e disse:
- Penso que não me compreendeste bem: aqui não se vendem frutos, mas só sementes…


Passatempo natalício:
O natal é um tempo de reflexão, de família, de união e de tradições! De família para família mudam-se os hábitos natalícios, as decorações, a comida, a reunião de família etc.

O Spot Juvenil lança-te um desafio: conta-nos como é o teu natal, o que fazes com a tua família, quais as tuas tradições, e sobretudo, como é que vives interiormente esta quadra natalícia!
Envia-nos os teus comentários para: diadosenhor@clix.pt e FELIZ NATAL!!!

1 comentário:

Anónimo disse...

ola ola...

vejo que sao um grupo muito empenhado ná reflexao de cristo...
gostei do vosso jornal, principalmente do artigo da dªandreia santos =D

um beijo...
TANIA GOUVEIA _____ Grupo de jovens EFFÁTHA.
diocese de coimbra